top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 27/02/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 27 de fev.
  • 2 min de leitura



Em vésperas de CARNAVAL, Varginha mostra que tem espaços alternativos e que ARTE e CULTURA têm se espalhado por vários lugares do nosso município.
Outra atitude sem precedentes são os trabalhos em rede e a forma com que alguns Pontos de Cultura têm se unido e fortalecido, prestigiando e vibrando um pelo sucesso do outro.
Dia 21 de fevereiro, a APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas lançou sua primeira antologia, realizada pela Lei Paulo Gustavo Municipal e produzida pelo agente cultural Expedito Gonçalves Dias, no Espaço Artístico e Cultural MAZ que nos recebeu com muito carinho.
No evento, com casa cheia, poetas, munícipes, escolas estaduais, Pontos de Cultura do município de cidades vizinhas, Academias de Letras, FUVAE e artistas de vários segmentos puderam respirar LITERATURA com declamações, interpretações musicais e performances diversas, num SARAU incrível.
A PRIMEIRA ANTOLOGIA POÉTICA da APESUL é composta por três obras e minibiografias de 36 poetas varginhenses, analisadas pela professora Valéria Mayworm Woll que fez todo o trabalho de curadoria.
Numa impressão impecável elaborada pelo Selo Editorial Satrling, os livros foram distribuídos gratuitamente a cada um dos presentes com o objetivo de difundir a LITERATURA no seu gênero POÉTICO.
Que muitas outras antologias possam ser realizadas, dando oportunidades aos escritores veteranos e aos que estão despontando, no caminho da escrita.

Créditos da imagem – Kim Moreira

Já no dia 25 de fevereiro, na antiga Estação Ferroviária, um palco com muitos talentos se apresentou no ENCONTRO DE COMPOSITORES MARACÁ 2025.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo 195/2022.
Apoio: INECAP, Infinito.Gal, Umanus Cia de Teatro, Fundação Cultural de Varginha e Prefeitura de Varginha.
Realização: Maracá, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O evento reuniu artistas da LITERATURA, da MÚSICA, TEATRO, HIP HOP, onde cada um pode mostrar sua forma de fazer ARTE de maneira ímpar.
São essas trocas de experiências, onde se misturam apresentações de expressões culturais diferentes, com rodas de conversas e interação entre artista e expectador que torna a CULTURA mais democrática e abrangente.
Para abrilhantar ainda mais o evento, os presentes puderam apreciar o ator, músico, compositor, professor, enfim, o meu querido amigo Tiago Pessoas, que dentre todas as PESSOAS que traz dentro de si, sempre nos proporciona momentos de alegria, reflexão, criatividade e esperança.
Que o MARACÁ CULTURAL promova muitos eventos como esse que reúne todas as pessoas, todos os artistas de todos os cantos da cidade, desde os perímetros centrais até a periferia, mostrando que a ARTE para ser efetiva tem que dar voz a todos e que, os espaços a serem ocupados, se tornem cada vez mais inclusivos e acessíveis, ocorrendo realmente uma eficaz mudança de pensamentos.
A ARTE existe para mostrar a beleza, as pertinências culturais dos indivíduos... para desestabilizar e depois retornar ao equilíbrio... para extravasar o que a alma sente...
ARTE é prazer... é cura... ARTE É CULTURA!
Créditos da Foto: Patrick Santos @artinmm_

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page