Coluna Fatos e Versões com Rodrigo Silva Fernandes 03/12/2025
gazetadevarginhasi
há 8 minutos
8 min de leitura
RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulista político da Gazeta escreve as quartas e sextas. Email: Rs.fernandes@fiemg.com.br
Estamos em dezembro, 2025 já caminha para o fim e 2026 já começou na agenda política dos governos, inclusive o municipal. O Governo Ciacci realizou diversas pequenas obras e investimentos, todos já programados/previstos pela gestão passada por tratar-se de continuação de obras anteriores. Ciacci também realizou o “arroz com feijão” da administração com a manutenção da estrutura e conservação da cidade. Neste ponto, é importante destacar o processo de recapeamento intenso que tem sido realizado na cidade, bem como o trabalho de limpeza urbana e combate a dengue, que são ações permanentes do governo municipal. É fato que o governo municipal gasta grande volume de recursos públicos no projeto de recapeamento. Mas também é preciso falar que nenhuma grande obra desta gestão foi iniciada ou entregue. Nada de destaque com “DNA Ciacci” foi realizado em 25, e mesmo grandes obras do governo passado, como o Centro de Eventos do Rio Branco ou o novo Mercado do Produtor, continuam sem definição e com cobranças crescentes para a entrega. Será que a Gestão Ciacci vai anunciar algo relevante idealizado por esta equipe?
Conhecimento que transforma
A Faculdade de Direito de Varginha realizou recentemente um evento único, recebendo na instituição para um café diversos magistrados que se graduaram na Faculdade e hoje estão em cortes pelo Brasil. O evento reuniu cerca de 10 magistrados, grande parte integrantes do Tribunal de Justiça de Minas. Os ex-alunos tiveram a oportunidade de matar a saudade dos professores e do ambiente onde tiveram os primeiros conhecimentos de Direito. Num momento em que a Justiça é tão criticada pela população e as relações entre os poderes é cada dia mais “promiscua e questionável”. Criminosos perigosos do colarinho branco sendo soltos enquanto pessoas do povo são condenados a 14 anos por “questionarem o sistema”, neste contexto, é cada dia mais importante que a base do Judiciário, os juízes de carreira, conheçam a realidade das ruas e a dura vida da população que paga os altos salários do Judiciário e suas muitas benesses. O juiz precisa conhecer a realidade da população e o sentimento de impunidade que vem crescendo no Brasil, sob pena da população deixar de confiar na Justiça e passar a adotar o caos e a justiça com as próprias mãos. Já existe no Brasil muitos que deixaram de confiar na Justiça, não por causa do juiz, mas por causa do “sistema existente que construiu uma Justiça nada cega, muito cara, tendenciosa e repleta de atraso e ineficiência”. Aos juízes que formaram na Fadiva, homens e mulheres que saíram de nossa realidade para as cortes, o desejo de que possam fazer a diferença na moralização do Judiciário, resgate da imagem de um Poder fundamental para o Estado Democrático de Direito, que todos aprenderam na Fadiva do que se trata.
40 anos do Batalhão da Polícia Militar em Varginha
Aconteceu na semana passada a cerimônia de comemoração dos 40 anos do 24º Batalhão da Polícia Militar em Varginha. O evento contou com apresentações da Banda de Música da Sexta Região da Polícia Militar e da Banda de Música da Receita Federal, em uma noite dedicada à celebração da cultura e da história da Polícia Militar de Minas Gerais. A tenente-coronel Bianca Grossi que esta afrente do comando em Varginha, recebeu diversas autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e entidades de classe. No evento a PM condecorou diversas instituições e personalidades em reconhecimento à relevante parceria e à significativa contribuição prestada pelos parceiros à instituição de segurança pública. A conquista do batalhão da Polícia Militar em Varginha foi fruto de um grande trabalho do governo municipal a época, comandado pelo atual vice-prefeito Antônio Silva. Foi ele o prefeito que construiu o prédio onde funciona o batalhão. Com a Polícia Militar tendo um batalhão na cidade, mais recursos foram destinados à segurança pública em Varginha, e nossa cidade tornou-se referencia na região. Ao longo dos 40 anos a Polícia Militar vem realizando extraordinário trabalho na cidade, mesmo que em alguns momentos, tenhamos falhas a questionar, o que é natural em uma instituição do tamanho da Polícia Militar e com as complexas atividades desempenhadas pela instituição. Nos próximos 40 anos esperamos que a PM dê novo salto de investimentos e resultados na segurança pública de Varginha e região. Mais efetivo nas ruas, mais tecnologia na atuação, mais prisões de bandidos e menos letalidade. Afinal, uma instituição com mais de 200 anos, das mais respeitadas instituições de segurança do Brasil, a PM de Minas é um exemplo, e a Prefeitura acerta quando constrói interação com a entidade.
Aécio Neves: A volta de quem nunca deixou a política
O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) já começou a reorganizar sua base eleitoral para destiná-la a aliados tucanos para as eleições do ano que vem. O ex-governador de Minas, que assumiu novamente a presidência nacional do PSDB na quinta-feira (27), não disputará um novo mandato na Câmara dos Deputados. Aécio distanciou dos holofotes, após escândalos de corrupção que envolveu seu nome e o Grupo JBS, mas nunca deixou de atuar nos bastidores para manter a força política. O ex-governador pode ser candidato ao governo estadual, ou Senado ou apenas atuar nos bastidores na presidência nacional do PSDB, cargo que assumiu recentemente. O ex-deputado tucano João Leite, que deve candidatar a deputado federal, será o herdeiro da maioria das bases eleitorais de Aécio. Há uma segunda frente em articulação. Parte da estrutura ligada a Aécio também estaria sendo direcionada ao ex-governador Eduardo Azeredo, que avalia se volta ao processo eleitoral ou se transfere esse protagonismo ao filho, Gustavo Azeredo. Para a Assembleia, por sua vez, a articulação envolve tanto Aécio Neves quanto o deputado federal Paulo Abi-Ackel, que tendem a concentrar apoio em Luigi D'Angelo. Secretário-geral estadual do partido e ex-vereador de Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas, D'Angelo é assessor de Abi-Ackel e desponta como aposta preferencial para a ALMG.
Aécio Neves: A volta de quem nunca deixou a política - 02
Aécio e o PSDB, durante agendas no interior de Minas, alimentam a possibilidade de que o tucano possa se candidatar a governador, cargo que exerceu entre 2003 e 2010. Interlocutores, no entanto, não acreditam tanto na possibilidade e apostam mais que Aécio, agora livre de quase todas as ações em que era réu no Supremo Tribunal Federal (STF), possa ser candidato ao Senado. O político possui fortes laços no Sul de Minas e mesmo em Varginha tem lideranças que o apoiariam numa candidatura ao Governo ou ao Senado. O retorno de Aécio Neves a cena política com chances de vitória e apoios por todas as regiões, mesmo depois de processos, escândalos com gravações e escutas telefônicas é o reflexo da falta de memória do povo, além da completa falta de renovação política. Os muitos roubos, escândalos e corrupção que vemos dia após dia no Brasil, ao invés de fazer o cidadão de bem aproximar da política para mudar o que ai esta, vem causando o contrário! As pessoas de bem estão abandonando a política e a maioria nem mesmo se envolve, mas todos nós, honestos ou não, somos vítima dos maus gestores que estão comandando o Brasil. Ver Aécio Neves, juntamente com outros políticos conhecidos como Eduardo Cunha, Janones e tantos outros que cometeram atrocidades na política, serem prospectados para cargos públicos de destaque é assombroso! Certamente que isso reflete o caráter e a moral de boa parte da sociedade que apoia e vota em nomes assim!
Guarda Municipal: atuação e números melhoram
A Guarda Municipal de Varginha tem realizado diversas ações e autuações que vem colocando a instituição em destaque. Defesa do patrimônio público, prisão de delinquentes, recuperação de produtos furtados etc. A Coluna acompanha de perto a atual da Guarda Municipal, muitas vezes questionando a entidade que recebeu grandes investimentos públicos nos últimos anos. Parece que, enfim, a tropa esta respondendo aos anseios da população. Esperamos que este resultado seja permanente e crescente, pois o contribuinte espera muito da Guarda Municipal e o final de ano promete bem mais ocorrências que o normal. Além disso, o agravamento de alguns setores econômicos e a escorchante carga tributária devem levar a pobreza muitas famílias, com isso a tendencia de mais violência aparece na sociedade!
Corrupção que, infelizmente, não gera indignação
O Ministério Público de Minas Gerais divulgou que obteve a condenação do ex-delegado de trânsito de Varginha, Antônio Carlos Buttignon. A prisão do ex-delegado ocorreu na operação Calhambeque, do Gaeco de Varginha e Promotoria de Justiça de Elói Mendes. A pena ao ex-delegado é de cinco anos de reclusão e multa. O ex-delegado, hoje aposentado, já foi condenado em outras duas ações, na operação Êxodo, que investigou irregularidades na delegacia de trânsito de Varginha. Curioso é que, mesmo depois das muitas irregularidades, Buttignom conseguiu aposentar e pelo visto, nada vai pagar à Justiça. Mais uma vez, um exemplo de irregularidade que choca a população e mostra que o Brasil não é um país sério! Não estamos falando aqui do deputado federal com dólar na cueca, de malas de dinheiro, sítio e duplex dado por empreiteiro ou coisas do tipo que vemos todos os dias no noticiário de TV. Estes escândalos são em Brasília e outros paraísos da corrupção pelo Brasil, mas o caso de Buttignom foi em Varginha, nas barbas de todos nós! Todos aqui conheciam os envolvidos, muitos até sabiam dos maus feitos e até devem ter pago por favores dos envolvidos, e ainda assim, não vemos indignação, não há reação da sociedade! Pelo contrário, o que vemos é a inércia e a sangria dos nossos impostos para pagar aposentadoria de quem deveria estar preso.
Prefeitura de Varginha realiza amanhã leilão público de bens
A Prefeitura Municipal de Varginha vai realizar amanhã, 04/12 Leilão Público de Bens Municipais. O certame começa às 9h e será híbrido oferece duas modalidades de participação: presencial, no Auditório do Inprev, e online, por meio da plataforma digital do leiloeiro oficial. Essa dupla opção visa ampliar o acesso de interessados, facilitando licitações tanto para quem está na cidade quanto para potenciais compradores de outras localidades. Os bens estão divididos em dois locais distintos para inspeção: veículos e outros itens de maior porte, como os lotes 01 e de 03 a 07, estão na Avenida Antônio de Pádua Amâncio, nº 105, no bairro Industrial JK; já os demais lotes, que incluem uma variedade de outros materiais, encontram-se no pátio da empresa Steam Master, localizada na Praça Takashi Nagashima, nº 50, no Parque Boa Vista. O leilão abrange um amplo e diversificado patrimônio da administração municipal, constituído por itens considerados inservíveis ou ociosos. O loteamento inclui desde veículos, caminhões, máquinas pesadas e motocicletas até sucatas de mobiliário, equipamentos eletrônicos inutilizados e lâmpadas. Para participar, especialmente no modo online, é obrigatório realizar um cadastro prévio no site do leiloeiro oficial www.brfleiloes.com.br. O mesmo portal concentra todas as informações essenciais para os licitantes, como o edital completo com as regras do certame, a descrição detalhada de cada lote, suas condições e os valores de arremate.
Pé na estrada
O ex-prefeito Verdi Melo esta na estrada buscando apoio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Ele esteve recentemente em BH onde fez contatos com deputados, lideranças partidárias e, também, tem visitado cidades da região onde espera conseguir apoios. O ex-prefeito ainda não definiu a legenda pela qual vai disputar, atualmente no Avante, mas com convites para o PSD, e outras legendas. Verdi ainda sabe pouco sobre o que enfrentará em 2026. Entre as certezas do ex-prefeito está a convicção de que uma candidatura a deputado custa caro, dinheiro que ele não tem, talvez por isso tenha começado a trabalhar mais cedo, focado em 40 cidades da região! Verdi também sabe que no âmbito nacional não apoiará a reeleição de Lula e que no âmbito estadual não quer apoiar aventureiros, quer dialogar com as forças políticas que forem disputar o Palácio Tiradentes. O ex-prefeito trabalha para conseguir em Varginha cerca de 25 mil votos, missão ambiciosa, mas factível! Será que o Governo Ciacci vai se empenhar na eleição de Verdi Melo na mesma medida que o então prefeito Verdi se esforçou para eleger Ciacci prefeito?