Colégio Marista promove Conferência da Juventude pelo Meio Ambiente com palestra de abertura de Diego Gazola
Elisa Ribeiro
1 de out.
2 min de leitura
Divulgação
Nesta sexta-feira (03), das 8h às 12h, o Colégio Marista realizará a Conferência da Juventude pelo Meio Ambiente, um evento voltado para o debate e a mobilização em torno de temas ambientais, com o objetivo de estimular o engajamento dos jovens em causas ecológicas e no desenvolvimento local sustentável.
A programação reunirá estudantes do Marista e de escolas públicas municipais e estaduais, que serão divididos em seis eixos temáticos: mobilidade urbana, saneamento, mudanças climáticas, saúde, áreas verdes/queimadas e resíduos sólidos. O processo de cocriação de propostas e ações será facilitado por professores do Marista em parceria com membros do Conselho Consultivo do festival Virada Varginha.
Para inspirar os participantes, a palestra de abertura será ministrada por Diego Gazola, empreendedor da consultoria Muda de Ideia, produtor da série de documentários Nascentes da Crise — sobre água e mudanças climáticas em 12 países — e idealizador do festival de cidadania Virada Varginha, que fomenta inovações em sustentabilidade com atividades em espaços públicos.
Gazola participou de quatro Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs): Dinamarca (COP15), México (COP16), África do Sul (COP17) e França (COP21). Em novembro, estará presente em Belém, na COP30.
O título de sua palestra já desperta curiosidade: “Os 0,001875% que Varginha tem a ver com os desafios e soluções para o Planeta”. A proposta é apresentar, de forma ilustrada e com exemplos práticos, projetos de engajamento que aproximam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do cotidiano dos estudantes.
Os ODS compõem a agenda global da ONU, que prevê até 2030 o alcance de 169 metas relacionadas aos principais desafios da humanidade. A ideia é que cada território se reconheça como parte do todo, atuando com base em indicadores e dados locais.
Gazola esteve presente no lançamento dos ODS no Brasil em 2015, por meio de uma ação que conectou carroceiros de recicláveis e ciclistas no Largo da Batata, em São Paulo. No ano seguinte, criou o premiado projeto “Laranjas dos ODS” em Montenegro-RS, que levou os 17 objetivos para as ruas da cidade. Atualmente, é engajador local do projeto itinerante Caminhão Conhecendo os ODS, da NTICS Projetos, já realizado em diversos estados brasileiros, entre eles Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão e Amazonas.
A expectativa é que, a partir desta conferência, seja construída no Colégio Marista uma agenda de ações práticas entre os estudantes internos e externos, com o intuito de beneficiar a região central e a cidade de Varginha como um todo.
Mais informações sobre o evento, através do Instagram: @ocmaristavga e @viradavarginha
Comentários