Com apoio do MPMG, Bombeiros recebem 15 novas viaturas para reforçar atendimentos na RMBH
gazetadevarginhasi
4 de set. de 2025
2 min de leitura
Divulgação MPMG
Corpo de Bombeiros recebe 15 viaturas para reforçar atendimentos em cidades da RMBH.
Uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (4/9), na Academia de Bombeiros Militar, na Pampulha, em Belo Horizonte, marcou a entrega de 15 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Os veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp) e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC).
Do total, 12 viaturas serão destinadas a serviços de autoprevenção e vistoria, duas para salvamento florestal e uma do tipo autobomba tanque salvamento. O investimento busca garantir a renovação da frota, além de melhorar a capacidade de resposta e a eficiência dos serviços prestados à população.
As viaturas atenderão diretamente as cidades de Caeté, Itabira, Sabará e Ouro Preto, com cobertura estendida a outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A expectativa é beneficiar mais de 600 mil pessoas com os novos equipamentos.
O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou a importância da parceria. “É uma satisfação para o Ministério Público contribuir para o reforço da estrutura do Corpo de Bombeiros, porque dessa forma estamos levando os recursos, que são aportados nos nossos fundos, para a população”, afirmou.
A comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, ressaltou o alcance social da iniciativa. “As viaturas cuidarão das pessoas, do nosso patrimônio histórico, na preservação do meio ambiente e no combate aos incêndios florestais, além de incentivar a cultura de prevenção por meio das vistorias e fiscalizações”, disse.
Segundo o promotor de Justiça Glauber Tatagiba do Carmo, presidente do FEPDC, os recursos foram destinados após apresentação de projetos pelo CBMMG. “O objetivo é que o Corpo de Bombeiros seja ainda mais ágil para atender a população, salvar vidas e ser mais efetivo no trabalho diário”, explicou.
Sobre os fundos
O Funemp tem como objetivo apoiar a modernização do Ministério Público e viabilizar ações de combate ao crime organizado, proteção do meio ambiente e defesa do patrimônio público.
Já o FEPDC financia iniciativas voltadas à proteção do consumidor, incluindo projetos de prevenção, reparação de danos, educação para o consumo e modernização dos órgãos de defesa.
Comentários