top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Com foco em incêndios estruturais, bombeiros de Minas integram curso nacional com doutrina internacional

  • gazetadevarginhasi
  • 5 de ago.
  • 2 min de leitura
Com foco em incêndios estruturais, bombeiros de Minas integram curso nacional com doutrina internacional
Divulgação
Bombeiros de Minas participam de curso nacional sobre combate a incêndios em ambientes confinados.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi representado na 3ª edição do Curso de Comportamento do Fogo em Compartimentos – Nível Multiplicador, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A capacitação foi realizada entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, nas instalações do Centro de Treinamento Operacional (CETOP), em Brasília, onde os participantes puderam treinar em ambientes realistas com uso dos Simuladores de Desenvolvimento de Incêndio (SDI), apelidados de “Cidade do Fogo”. As estruturas simulam condições extremas de incêndios estruturais em compartimentos fechados.

O CBMMG foi representado pelo 1º Tenente Felipe e pelo 2º Sargento Otávio, que integraram uma turma com 16 bombeiros militares de nove estados: Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. O curso teve carga horária de 80 horas e foi ministrado por instrutores do CBMDF, com participação de convidados do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Durante o treinamento, os bombeiros vivenciaram temperaturas superiores a 800 °C, com foco em ventilação tática, técnicas de combate direto e indireto ao fogo, salvamento de vítimas em locais de difícil acesso e operações em ambientes confinados. Os alunos também realizaram aulas entre si, preparando-se para atuar como multiplicadores do conhecimento em suas corporações.

A metodologia aplicada segue padrões internacionais de excelência, com base em doutrinas da Europa, Austrália e Estados Unidos, visando padronizar o ensino e elevar o nível técnico-operacional dos Corpos de Bombeiros brasileiros.

Segundo o CBMMG, a participação na capacitação reafirma o compromisso da corporação mineira com a qualificação contínua e a incorporação de práticas modernas e seguras no enfrentamento a incêndios compartimentados.
Fonte: CBMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page