top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Com redução das chuvas, Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia ficará mais cara

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura
Com redução das chuvas, Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia ficará mais cara
Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de maio de 2025 será amarela. Com isso, os consumidores passarão a pagar uma taxa extra de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, após cinco meses consecutivos de bandeira verde, período em que não havia cobrança adicional nas contas de luz.

A decisão foi tomada diante da redução das chuvas, resultado da transição do período chuvoso para o período seco, o que impacta diretamente os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. As previsões meteorológicas indicam vazões abaixo da média para os próximos meses nas principais regiões onde estão localizados esses reservatórios, o que compromete a geração de energia hidrelétrica.

Com esse cenário, aumenta a possibilidade de acionamento de usinas termelétricas, cuja energia é mais cara. O sistema de bandeiras tarifárias, implementado pela Aneel em 2015, foi criado para refletir essas variações nas condições de geração de energia no Brasil e promover maior transparência para os consumidores.

As cores das bandeiras — verde, amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2 — indicam o custo da produção de energia. Com menor produção nas hidrelétricas, a bandeira amarela é acionada para compensar os custos com as termelétricas. A Aneel reforça que o uso consciente da energia é essencial para ajudar na sustentabilidade do sistema e evitar aumentos ainda maiores.
Fonte: ANEEL

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page