top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Concurso de Qualidade dos Cafés de MG está com inscrições abertas

  • gazetadevarginhasi
  • 19 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

ree


Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024. Considerada a maior do país em participação de agricultores familiares, neste ano a competição comemora a sua 21ª edição e espera a inscrição de mais de 1,5 mil amostras. Os interessados em participar devem entregar a ficha de inscrição impressa nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) até o dia 06 de setembro. A participação é gratuita, e mais informações podem ser obtidas no site da Emater (www.emater.mg.gov.br/).

“Apesar das dificuldades climáticas que os produtores enfrentaram na última safra, acreditamos que iremos receber amostras de excelente qualidade, graças à dedicação dos cafeicultores. O estado de Minas Gerais está hoje consolidado como maior produtor de cafés finos do mundo”, afirma o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Willem de Araújo.

Podem se inscrever produtores dos municípios mineiros, com amostras de café Arábica, tipo 2 para melhor (máximo quatro defeitos), colhidas neste ano. Os cafés concorrentes também devem ser passados na peneira 15 (ou acima), com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada.

Categorias
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias e cada produtor pode participar de apenas uma delas. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido é levado para secar logo após passar por um processo de lavagem.

A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nestes tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador e seguem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page