Conexão Viral em Campo: SRS Varginha recebeu capacitação para o combate a síndromes respiratórias
há 2 horas
2 min de leitura
Divulgação
CONEXÃO VIRAL CHEGA A VARGINHA PARA REFORÇAR COMBATE ÀS SÍNDROMES RESPIRATÓRIASCapacitação reúne profissionais de 50 municípios da Macrorregião Sul
Varginha – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha recebeu, nesta segunda-feira (10/2), mais uma etapa do programa Conexão Viral, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) voltada ao enfrentamento das síndromes respiratórias.
Realizada na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – Campus Varginha, a capacitação reuniu médicos, enfermeiros, coordenadores de vigilância em saúde e representantes da Atenção Primária das unidades regionais e municipais. A ação contempla os 50 municípios que compõem a Macrorregião de Saúde Sul.
O programa teve início em Juiz de Fora, no último dia 4 de fevereiro, e segue percorrendo o estado com apoio da Força Estadual do SUS.
AÇÕES ANTECIPADAS
O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi, destacou que a estratégia é atuar de forma preventiva antes dos períodos sazonais de maior circulação de vírus respiratórios.
“A SES tem trabalhado de forma antecipada aos períodos sazonais de diversas doenças. Com os vírus respiratórios, a estratégia é semelhante: organizar fluxos, fortalecer as redes de atenção, definir os papéis das unidades de saúde em cada nível de complexidade, além de capacitar os profissionais que atuam na assistência aos cidadãos, visando qualidade de atendimento, reduzindo internações e óbitos”, afirmou.
Segundo a SES-MG, o objetivo é qualificar o atendimento e organizar a rede assistencial, garantindo respostas mais rápidas e eficientes à população.
VISITAS TÉCNICAS À REDE DE SAÚDE
Nesta quarta-feira (11/2), a programação do Conexão Viral inclui visitas técnicas ao Hospital Regional do Sul de Minas (HRSM) e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha.
A agenda conta com a presença da superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Aline Lara, que ressaltou a importância do diálogo com as equipes locais.
“Varginha é a segunda região do Estado a ser visitada com este formato do Programa, que vem para discutir e compartilhar experiências, de modo a levantar fragilidades do território que permitam incrementar políticas públicas, qualificar e organizar as redes de acordo com a particularidade de cada território”, destacou.
A proposta é fortalecer a rede regional de resposta, avaliando atendimentos, disponibilidade de insumos e logística, especialmente diante do aumento esperado de casos respiratórios nos próximos meses.