top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cooperado Unimed Varginha obtém Certificação em Dor pela AMB

  • gazetadevarginhasi
  • 9 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Dr. Chrystian Baroncelli, ortopedista, aprovado como Especialista em Dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e certificado pela Associação Médica Brasileira (AMB)


A Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Varginha se orgulha em manter em seu quadro de cooperados, profissionais médicos que buscam aprimorar-se no conhecimento e nas mais novas técnicas cirúrgicas. Tudo para que se atinja a excelência no atendimento aos pacientes em seus problemas de saúde, dentre eles os sintomas da dor – “uma experiência, sensorial e emocional desagradável, relacionada com o dano real ou potencial de algum tecido, ou que se descreve em termos de tal dano”. No Brasil, um dos fatores que mais impacta a qualidade de vida das pessoas e pode causar prejuízos físicos, emocionais, familiares, sociais e econômicos é a dor crônica. Que faz com que os pacientes busquem soluções imediatas nos prontos atendimento e nos consultórios de profissionais especializados, para um atendimento individualizado e adequado para cada caso. Dentre os profissionais que compõem o corpo clínico da Unimed Varginha, está o Dr. Chrystian Baroncelli, médico titulado há 20 anos pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) e cooperado desde 2003. A cerificação em Dor foi neste ano, pela Associação Médica Brasileira (AMB).

ree

“O estudo da dor sempre acompanhou minhas atividades como ortopedista, uma vez que o tratamento de meus pacientes envolve relatos desses primeiros sintomas, de maneira aguda ou crônica. Mas, nos últimos quatro anos, eu busquei uma formação mais específica, com o Curso de Especialização em Dor, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Foram metade deste período de estudo da teoria e a outra metade nas práticas cirúrgicas”, explica.
Agora, já certificado pela FMUSP e AMB, Dr. Chrystian disse entender que o tratamento da dor é uma tarefa multidisciplinar, que requer o direcionamento aos diferentes profissionais da saúde. “Nós, médicos, precisamos entender que o tratamento do paciente com dor não pode ser efetuado de uma forma isolada. A multidisciplinaridade leva ao envolvimento de cada profissional que pode “trabalhar” pelo bem-estar do paciente: médico especializado, fisioterapeuta – sempre, psicólogo, treinador físico.
Observo que o emocional e/ou psicológico do paciente com dor crônica, tem que ser considerado. Um dos sinais, o sono inadequado, é alerta para o quanto o paciente vem sofrendo com os sintomas de dor, de maneira especial com um quadro doloroso crônico. São aspectos que necessitam uma visão mais ampla e direcionada para o todo do paciente. Tratar a dor, em toda sua completude, é opção terapêutica e/ou cirúrgica (quando necessária), que viabiliza uma melhora sensível, na percepção dos sinais e sintomas relatados pelo maior envolvido, o paciente”, finaliza.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page