top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Defensoria Itinerante atende mais de 3,5 mil pessoas em Minas no primeiro semestre

  • gazetadevarginhasi
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura
Defensoria Itinerante atende mais de 3,5 mil pessoas em Minas no primeiro semestre
Divulgação
Defensoria Itinerante atendeu mais de 3,5 mil pessoas em Minas Gerais no primeiro semestre de 2025.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) alcançou 3.562 pessoas em ações da Defensoria Itinerante durante o primeiro semestre deste ano. As atividades somaram 94 projetos, entre iniciativas próprias e participações em ações promovidas por instituições parceiras, com presença em mais de 30 municípios mineiros.

Na capital, Belo Horizonte, a Defensoria levou orientação jurídica, educação em direitos e projetos extrajudiciais a 41 localidades, atendendo diretamente 908 pessoas. Entre os projetos de destaque está “A Defensoria Vai Até Você”, que passou pelos aglomerados Morro do Papagaio, Morro das Pedras e Ventosa, promovendo serviços oferecidos pelo Centro de Conciliação e Mediação.

A ação é dividida em duas etapas. No primeiro dia, é oferecida uma oficina de parentalidade, que esclarece temas como guarda, pensão, divórcio e convivência familiar, destacando os benefícios da resolução extrajudicial. Na segunda etapa, são realizadas sessões de conciliação com os interessados em acordos consensuais. Durante ambas as fases, também são prestadas orientações jurídicas, realizados agendamentos de exames de DNA e reconhecimentos espontâneos de paternidade e maternidade, além da distribuição de cartilhas educativas.

O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a DPMG e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ainda em Belo Horizonte, a Defensoria levou atendimentos e ações de conscientização a públicos diversos, como mulheres, pessoas com deficiência, população em situação de rua, profissionais do sexo, idosos e outros grupos vulneráveis.

A atuação da DPMG também esteve presente em ações conjuntas com outras instituições, como o “Banho de Amor”, “Operação Aurora”, “Rua de Direitos”, “Ação Cívico-Social”, “Semana Nacional do Registro Civil”, “Semana da Inclusão Escolar” e atendimentos em Unidades de Prevenção à Criminalidade.

No interior e na Região Metropolitana, a Defensoria Itinerante realizou ações variadas, incluindo o atendimento a pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana, atuação em unidades prisionais, no projeto SOS Ipatinga, nas iniciativas do Cejusc Itinerante e do Ministério Público Itinerante, entre outros. Ao todo, 2.654 pessoas foram atendidas fora da capital.

Entre os municípios visitados estão Ipatinga, Igarapé, Passos, Esmeraldas, Muriaé, Caratinga, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Ponte Nova, Raul Soares, Aimorés, Serro, Águas Formosas e muitos outros.

As ações estão alinhadas ao Projeto 11 do Planejamento Estratégico 2023-2025 da DPMG, que visa ampliar o alcance da instituição por meio da atuação extrajudicial, da priorização de soluções coletivas de conflitos e da realização de mutirões e agendas itinerantes.

A Defensoria Itinerante é organizada pela Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) da DPMG.
Fonte: DPMG

Gazeta de Varginha

bottom of page