DPMG completa 49 anos com festa, emoção e reforço ao compromisso com justiça e cidadania
gazetadevarginhasi
5 de ago. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
Defensoria Pública de Minas Gerais celebra 49 anos com homenagens, emoção e compromisso com o futuro.
A semana começou em clima de festa na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que completou 49 anos nesta segunda-feira, 4 de agosto. A data marcou o início das celebrações rumo ao cinquentenário da Instituição, com ações que uniram simbolismo, reconhecimento e reforço de compromissos com a cidadania e os direitos humanos.
As Unidades da Capital e de diversas cidades do interior foram decoradas com arranjos de balões verdes — cor símbolo da Instituição. Em Belo Horizonte, o clima foi ainda mais especial: assistidas, assistidos, defensoras, defensores e colaboradoras e colaboradores foram recepcionados com bem-vividos, música ao vivo executada pela banda da Polícia Militar e uma palestra sobre cidadania e confiança.
Durante a abertura do evento, a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, celebrou a trajetória de crescimento da Defensoria mineira. “Crescemos muito e vamos crescer ainda mais. Hoje é um dia para reverenciarmos, agradecermos a todas as pessoas que se dedicaram e se dedicam à Defensoria, e para reconhecermos que juntos somos mais fortes”, afirmou.
Raquel também destacou a importância de manter viva a sensibilidade e a humanidade no exercício da função pública. “Não podemos deixar de trabalhar com amor, ter o coração verde e manter sempre a essência da nossa Instituição, pois o que nos diferencia é o que nos fortalece”, declarou ao relatar a emoção de entregar pessoalmente os bem-vividos aos assistidos na Unidade I.
O corregedor-geral, Frederico de Sousa Saraiva, ressaltou o orgulho e a gratidão de integrar a DPMG. “O serviço que prestamos é essencial. Não podemos perder nossa essência, não podemos nos esquecer de que por trás de cada processo, de cada passo da Instituição, há um ser humano”, disse.
A diretora da Escola Superior, Silvana Lobo, fez referência à canção “Maria, Maria” para lembrar dos desafios superados ao longo da história da Instituição. “Antes, tínhamos mais dor do que alegria, mas o sonho se concretizou e hoje temos mais alegrias. Trabalhamos para garantir direitos e transformar realidades”, declarou.
Representando a Associação dos Defensores Públicos de Minas (ADEP-MG), o vice-presidente Jurídico-Legislativo, defensor público Bruno Fiorin Hernig, lembrou que “Defensoria Pública é luta, é dificuldade, e ainda assim a escolhemos como um desejo de vida”, ressaltando o legado de defensoras e defensores já aposentados.
Um dos destaques do evento foi a palestra da neurocientista Carla Tieppo, pioneira na aplicação da neurociência no ambiente corporativo no Brasil. Em sua fala, ela abordou o impacto social de uma Defensoria Pública forte, presente e acolhedora. “A justiça é mais do que apenas uma estrutura de penalidade. Quando o indivíduo confia no acolhimento e na defesa de seus interesses, fortalecemos a coesão social”, afirmou.
A celebração também marcou o lançamento da nova versão da intranet institucional, reforçando a aposta da Defensoria em inovação e valorização das pessoas que constroem a Instituição todos os dias.
Comentários