Dr. Pedro é eleito novo prefeito de Guapé com 62,68% dos votos
gazetadevarginhasi
7 de jul.
2 min de leitura
Divulgação
Dr. Pedro é eleito prefeito de Guapé com mais de 62% dos votos.
Com 62,68% dos votos válidos, Pedro Simões, o Dr. Pedro, foi eleito prefeito de Guapé (Sul de Minas) na eleição suplementar realizada neste domingo (6). Ele e o vice-prefeito eleito, Antônio Divino da Cunha (Nenzão), representam a coligação "A Verdadeira Renovação" e vão comandar o município até dezembro de 2028.
A candidata Rayza Câmara (Republicanos) ficou em segundo lugar com 32,66% dos votos, enquanto Luiz Fernando Enfermeiro (PP) foi o terceiro colocado, com 4,66%.
Ao todo, 7.902 eleitores compareceram às urnas, o que corresponde a 71,73% do eleitorado local. A abstenção somou 28,27% (3.114 eleitores). Também foram registrados 155 votos em branco (1,96%) e 156 nulos (1,97%). A votação ocorreu sem intercorrências, com as urnas sendo encerradas às 17h e a apuração finalizada às 19h17. Apenas uma ocorrência policial foi registrada durante o pleito, por propaganda eleitoral irregular.
Durante a eleição, os desembargadores Júlio César Lorens e Carlos Henrique Perpétuo Braga, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), acompanharam os trabalhos a partir da sede do tribunal, em Belo Horizonte. Equipes técnicas da Secretaria do TRE também estiveram de plantão para dar suporte à 122ª Zona Eleitoral.
Quem não votou pode justificar a ausência até o dia 4 de setembro, utilizando o aplicativo e-Título, o Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente, em qualquer cartório eleitoral.
A eleição suplementar foi necessária após o candidato mais votado no pleito municipal deste ano, Thiago Sávio Câmara (PSDB), ter seu registro de candidatura indeferido. Ele teve o mandato de vereador cassado em 2022, o que o tornou inelegível conforme o artigo 1º, I, b, da Lei Complementar nº 64/1990.
Guapé foi o primeiro município mineiro a realizar uma eleição suplementar após o pleito municipal de 2024. A próxima cidade com nova eleição agendada é São José da Varginha, no Centro-Oeste do estado, com data marcada para 3 de agosto de 2025.
Comentários