top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Dívidas disparam! 8 em cada 10 brasileiros estão endividados em junho

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

O percentual de brasileiros com dívidas voltou a crescer em junho, atingindo 78,4% da população, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice é levemente superior ao de maio, que foi de 78,2%, refletindo o impacto da inflação e do crédito caro no orçamento das famílias.
A alta foi puxada principalmente por famílias com renda entre três e cinco salários mínimos, cujo endividamento subiu de 80,3% para 80,9% em apenas um mês. Já entre aquelas com rendimentos entre cinco e dez salários mínimos, houve ligeira queda, para 78,7%.
O cartão de crédito permanece como principal vilão, sendo responsável por dívidas em 83,8% dos casos. Em seguida vêm carnês (17%), crédito pessoal (10,5%), financiamentos de casa (9,4%), carro (9,3%) e crédito consignado (4,8%).
Apesar do aumento no número de endividados, o prazo médio das dívidas tem diminuído: dívidas com prazos superiores a um ano caíram pelo sexto mês consecutivo, ficando em 32,2%, o menor patamar desde março de 2024 (31,7%). Atualmente, a maioria das dívidas está concentrada em prazos de até seis meses.
O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, destacou que o consumidor tem demonstrado maior cautela.
“Os consumidores estão preocupados com os custos de prolongar dívidas. Esse comportamento revela uma postura mais consciente diante do crédito mais caro, em meio a um cenário em que a inflação permanece pressionando o orçamento doméstico.”
A expectativa é de que esse cenário limite a recuperação do consumo nos próximos meses.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page