Empresária Sul Mineira investe na exportação do café mineiro para Europa
gazetadevarginhasi
17 de mar. de 2023
2 min de leitura
Foto: Reprodução FIEMG
Andréa Oliveira, de 46 anos, é empresária e fundadora do “Madame Café”. Nascida em Guapé, Sul de Minas, é advogada por formação e sua maior paixão é o café especial. “Não sou cafeicultora, sou advogada, trabalho para o segmento do agronegócio, fui agricultora em Guapé, minha cidade natal. Cultivávamos várias culturas, mas depois de vender minha propriedade, viemos para região de Patrocínio e me apaixonei pelo café especial.” Andréa conta que consome café especial há mais de 10 anos e em suas viagens pessoais passou a reparar que não encontrava o produto de qualidade, o que começou a incomodá-la.
“Eu fui para Paris em 2019, até lá só tinha café ruim, com gosto de queimado no final . Eu sempre via meus clientes reclamando que era difícil exportar, que o café era caro para exportar etc. Até que em 2021 eu voltei para Paris, minha terceira viagem para lá, fiquei lá um mês, fiz uma pesquisa de campo, e conclui que realmente não tinha, era sempre com gosto de queimado, lá eu decidi que eu começaria trabalhar com café, isso foi em outubro de 2021, em fevereiro 2022 eu já estava lá novamente para realizar a pesquisa de mercado."
Quando a empresária voltou para Paris em fevereiro de 2022, ela já retornou com a marca própria chamada "The coffee", com amostras de café da região de Patrocínio, porém, pouco tempo depois, ela descobriu que esta marca já existia na cidade de Uberlândia e buscou um novo nome para o café que ela ajudaria a exportar para o mundo, com a matéria-prima de mulheres produtoras no estado de Minas Gerais.
"E eu queria unir várias coisas nesta marca nova, características de um momento pessoal de dificuldade, a possibilidade de deixar a advocacia pois eu estava cansada após os 23 anos de jornada, dar protagonismo para as mulheres cafeicultoras e poder viajar com as malas cheias de café e poder conhecer o mundo inteiro; assim nasceu o ‘Madame Café’. Um café produzido por mulheres maravilhosas e vendidos por uma mulher maravilhosa.” sinaliza a empresária.
O objetivo de Andrea é estabelecer cada vez mais o contato com as cafeicultoras de pequeno e médio porte da região, mas com processos focados em sustentabilidade para operacionalizar a exportação em especial para coffee shops em Paris, capital da França.
De acordo com a empresária, Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), criado pela ApexBrasil em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, foi um marco para seu desenvolvimento neste mercado.
“O PEIEX que é uma capacitação gratuita ofertada pela ApexBrasil através da FIEMG foi um divisor de águas para mim, eu não tinha noção de nenhuma de como estruturar uma exportação; o consultor do PEIEX, Waldir, me ajudou demais em cada passo. Agora já emito nota fiscal, tenho radar, contato com despachante aduaneiro, etc".
Comentários