Escola forma brigadistas e reforça segurança com parceria entre SEE-MG e CBMMG
gazetadevarginhasi
6 de mai. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Escola cívico-militar capacita brigadistas em ação integrada com o Corpo de Bombeiros.
Em Belo Horizonte/MG a Escola Estadual Cívico-Militar Assis Chateaubriand, no bairro Boa Vista, concluiu na última semana de abril o treinamento de brigadistas orgânicos. Ao todo, 42 participantes — entre direção, professores e auxiliares — foram capacitados para agir em situações de risco dentro do ambiente escolar, garantindo uma resposta rápida e segura à comunidade.
A formação, com carga horária de oito horas, incluiu aulas teóricas e práticas ministradas por militares que atuam na escola: tenente Monteiro, sargento Fernandes e Célio, com o apoio do tenente Cristian, da Escola Estadual Padre José Maria de Man, em Contagem.
A ação é resultado da gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Essa parceria reforça o papel das escolas cívico-militares na promoção de um ambiente seguro, com práticas educativas voltadas ao desenvolvimento humano, autocuidado e prevenção à violência.
Além da capacitação técnica, a presença do Corpo de Monitores do CBMMG nas unidades escolares contribui para o fortalecimento de valores cívicos e de cidadania. A formação dos brigadistas destaca o compromisso da rede pública com a segurança e a preparação para emergências no cotidiano escolar.
Comentários