Especialista alerta para queda de até 25% no volume do Rio das Velhas
gazetadevarginhasi
há 5 minutos
1 min de leitura
fonte: itatiaia
As vazões do Rio das Velhas, principal fonte de abastecimento de cerca de 70% de Belo Horizonte e 43% da Região Metropolitana, vêm apresentando uma redução significativa ao longo das últimas quatro décadas. Um estudo técnico conduzido pelo Instituto Fórum Permanente São Francisco aponta uma queda histórica de 20% a 25% no volume anual do rio.
Segundo Euler Cruz, presidente do Instituto, a diminuição não ocorre de forma linear e tem se acelerado nos últimos anos, especialmente nos períodos de seca entre maio e setembro. “Cada ano que passa, a perda de água se intensifica”, afirma. Apesar de chuvas regulares no período chuvoso, estas ocorrem de forma intensa e concentrada, prejudicando a infiltração no solo e a recarga dos aquíferos que abastecem o rio.
O estudo destaca que cerca de 63% da água do Rio das Velhas provém do subsolo, sendo a extração de aquíferos, muitas vezes para atividades mineradoras, um fator crítico para o rebaixamento das nascentes. Cruz reforça: “É essencial proteger e recuperar este rio, vital para a vida da Região Metropolitana de Belo Horizonte”.
Em nota, a Copasa informou que não há risco imediato de interrupção no abastecimento, mas reforçou projetos de preservação ambiental e recuperação da bacia, como o Programa Pró- Mananciais. Desde 2017, o programa já investiu mais de R$ 20,2 milhões, cercou 277 km de Áreas de Preservação Permanente, plantou quase 79 mil mudas nativas, instalou 6,3 mil bacias de contenção de chuva e promove ações de educação ambiental em parceria com comunidades locais.