top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Estudantes da rede pública de Minas Gerais realizam último teste de redação antes do Enem

  • gazetadevarginhasi
  • 22 de out. de 2024
  • 2 min de leitura
ree
Reprodução
Faltando duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes da rede pública estadual de Minas Gerais terão uma última oportunidade para testar suas habilidades de escrita no 3º Teste de Redação Enem MG, marcado para esta quinta-feira (24/10).
A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a plataforma Estudo Play, visa aprimorar a escrita dissertativo-argumentativa e desenvolver o repertório sociocultural e o senso crítico dos participantes. Podem participar estudantes do 3º ano do ensino médio e do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O teste, com duração de 50 minutos, será aplicado durante o horário escolar, com um tema único para todo o estado. Na última edição, realizada em agosto, mais de 120 mil estudantes participaram.
A gestão de cada escola será responsável pela aplicação do teste, e a correção será feita por um sistema de Inteligência Artificial, que identifica o texto manuscrito e avalia as redações com base nas competências exigidas no Enem. Após a divulgação dos resultados, os estudantes receberão um roteiro personalizado com sugestões de melhoria.

Engajamento dos estudantes
Nas duas edições anteriores, mais de 60% dos estudantes da rede estadual participaram do teste. A plataforma Enem MG desempenha um papel essencial ao mapear os pontos de melhoria e apoiar professores e gestores no desenvolvimento de estratégias pedagógicas personalizadas.
“É muito bom ver minha evolução na redação. Consigo identificar onde estou errando e como posso melhorar. A plataforma é um apoio fundamental nos meus estudos”, comenta Joás Martins, estudante da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A professora de Língua Portuguesa, Tainara da Silva, da mesma escola, destaca a importância do acompanhamento dos resultados. “A plataforma dá autonomia ao aluno, permitindo que ele busque conteúdos, revise o que aprendeu e acompanhe seu progresso na redação. Isso ajuda a identificar as dificuldades e a aprofundar os estudos fora da sala de aula”.
As escolas devem enviar as folhas de redação na plataforma até o dia 28/10. Em caso de dúvidas, as instituições podem entrar em contato pelo e-mail suporte@estudoplay.com.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page