Excesso de peso e velocidade causam acidente com 39 mortos em MG
11 de fev.
Reprodução
Um relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelou que o grave acidente que deixou 39 mortos em Teófilo Otoni (MG) foi causado principalmente por excesso de peso e velocidade do caminhão envolvido na colisão. A perícia apontou diversos fatores contribuintes, como aspectos humanos, de transporte, viários e veiculares.
O acidente aconteceu em uma curva sinuosa e declive da BR-116, quando o caminhão que transportava rochas tombou, causando um incêndio e dificultando o resgate.
O laudo indicou que o caminhão estava a 93 km/h na curva, acima da velocidade máxima segura de 80 km/h, e anteriormente atingiu até 117 km/h.
O ônibus envolvido estava dentro do limite de 85 km/h.
Além disso, a via apresentava sinalização desgastada e outras falhas que aumentaram o risco. O caminhão também estava com pneus em mau estado, excesso de peso de 16 toneladas, suspensão alterada e carga mal amarrada, o que contribuiu para a instabilidade. A carga de rochas não era homologada para o transporte.
Outro fator humano foi a falta de descanso do motorista do caminhão, que não respeitou o tempo mínimo de 11 horas de descanso.
O motorista também testou positivo para substâncias entorpecentes, o que agravou ainda mais as circunstâncias do acidente. O condutor foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais.
Comments