top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Exposição “Arte nas Janelas” valoriza cultura afro-brasileira nas fachadas do Museu da Inconfidência em Ouro Preto

  • gazetadevarginhasi
  • há 54 minutos
  • 1 min de leitura
Exposição “Arte nas Janelas” valoriza cultura afro-brasileira nas fachadas do Museu da Inconfidência em Ouro Preto
Divulgação
O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, abriu na última quarta-feira (13) a exposição “Arte nas Janelas”, em alusão ao 13 de maio, data da abolição da escravidão no Brasil. A mostra, instalada nas janelas mais altas do prédio histórico, destaca figuras marcantes da cultura popular local por meio de fotografias.

A iniciativa homenageia lideranças que mantêm vivas tradições como o congado, a capoeira e a Semana Santa. Entre os homenageados estão mestres e mestras da cultura ouro-pretana e personalidades conhecidas, como Bené da Flauta e Niníca. As imagens são assinadas por artistas como Zedu Monte, Mila Damasceno e Dimas Guedes (in memorian), com contribuições de fotógrafos como Eduardo Tropia, Alexandre Martins, Lucas Godoy e o coletivo Olho de Vidro.

A mostra é uma realização conjunta da Prefeitura de Ouro Preto, Museu da Inconfidência e Joaquim Artes e Ofícios, e foi contemplada pelo programa “Minas Para Sempre”, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do núcleo Semente, voltado a projetos socioambientais.

Além da exposição, o projeto se integra às obras emergenciais de restauro do museu, com ações de prevenção contra incêndio, revisão elétrica e manutenção da fachada. O programa Minas Para Sempre investe recursos de compensações ambientais em projetos de valorização cultural por todo o estado.
Fonte: MPMG

Gazeta de Varginha

bottom of page