Falta de chuvas pode ser motivo de secamento de fonte de águas sulfurosas em Cambuquira
Uma das fontes de águas sulfurosas de Cambuquira (MG), amplamente utilizada por moradores e turistas para tratamentos complementares de pele e intestino, secou nos últimos meses. A situação, que se agravou entre agosto e setembro, acendeu um alerta para a possível escassez de outras fontes na região.
Preocupação
dos moradores
A falta de água na fonte preocupa Ane Walsh, que utilizava suas propriedades terapêuticas para tratamentos de pele. "Faz muita falta. Temos esse recurso gratuito, mas não podemos utilizá-lo porque a fonte secou", lamenta a perfumista.
Segundo Alexander Toledo, engenheiro eletrônico e frequentador do Parque das Águas, sua família também fazia uso das águas. "Há meses conseguíamos pegar um pouco de água, mas agora a fonte está completamente seca", afirmou.
A presidente da ONG Nova Cambuquira, Fernanda Brandão Louro, destacou a importância única das águas da região, formadas por diferentes minerais dissolvidos. "Cada perda de uma fonte representa um sério problema, pois estamos perdendo um verdadeiro tesouro", explicou.
Possíveis causas
Segundo o doutor em Geografia do Cefet/MG, Wagner Francisco, a falta de chuvas e a degradação ambiental são fatores que podem ter influenciado a seca da fonte. "A diminuição das chuvas, associada à irregularidade e à concentração em curtos períodos, afeta a infiltração de água no solo, limitando a reposição dos lençóis freáticos", explicou. Ele também ressaltou que a falta de cobertura vegetal e o desmatamento agravam a situação.
Expectativas e
estudos futuros
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pelo Parque das Águas, informou que as variações sazonais na vazão das fontes são influenciadas pelas chuvas. No entanto, só será possível ter uma avaliação mais precisa da situação nas próximas estações.
Yorumlar