Fernão Dias terá R$ 15 bilhões em investimentos e 62 mil empregos nos próximos anos
gazetadevarginhasi
5 de set.
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o edital para um novo processo de concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381) e marcou o leilão para o dia 11 de dezembro, na B3, em São Paulo. A medida, que integra a repactuação do contrato atual, prevê investimentos de R$ 15 bilhões e deve gerar impactos estruturais e econômicos significativos no Sul de Minas.
A rodovia, que conecta Belo Horizonte a São Paulo e corta 17 municípios da região, passará por uma ampla modernização. Estão previstos a construção de 108 km de faixas adicionais, 14 km de marginais, novos túneis e a recuperação completa do pavimento. Só nos três primeiros anos, os investimentos devem chegar a R$ 3 bilhões, com expectativa de 62 mil empregos gerados — sendo 51 mil na construção civil.
Além das obras, a concessão deve estimular toda a cadeia produtiva das cidades ao longo da BR-381, movimentando setores como transporte, comércio, serviços e fornecimento de materiais. A projeção é que, em dez anos, sejam criados 137 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda. Municípios como Pouso Alegre, Extrema, Três Corações e Lavras devem concentrar os maiores investimentos iniciais, mas cidades menores, como Careaçu, Estiva e São Gonçalo do Sapucaí, também devem se beneficiar com o aumento da circulação econômica.
O impacto na arrecadação também será expressivo: nos três primeiros anos, o Estado e os municípios devem arrecadar R$ 2,8 bilhões a mais em ICMS, recurso que poderá ser direcionado a áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana. Após a conclusão da fase de obras, o governo federal projeta ganhos anuais de R$ 1,5 bilhão para a economia, com redução de custos logísticos, menor tempo de viagem, queda no número de acidentes e diminuição das emissões de CO2.
Novo contrato e pedágios
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou em junho a solução consensual para o contrato, que amplia a concessão por mais 15 anos — somando os sete anos restantes ao acréscimo de oito. O novo modelo prevê R$ 9,47 bilhões em obras e R$ 5,3 bilhões em despesas operacionais, além de um processo competitivo para definir o novo operador da rodovia.
A atual concessionária, Arteris Fernão Dias, poderá participar do leilão, mas poderá ser substituída caso não apresente a melhor proposta. O valor de venda da empresa foi estabelecido em R$ 295 milhões, já considerando descontos de dívidas e renúncias judiciais.
O contrato prevê ainda três reajustes tarifários nos primeiros três anos, sempre vinculados à entrega das obras: 40%, 80% e 27,69%. As tarifas de pedágio, que hoje giram em torno de R$ 2,70, passariam a aproximadamente R$ 3,80, R$ 6,90 e R$ 8,70 (valores de março de 2023). Mesmo com os aumentos, a tarifa quilométrica média permanecerá abaixo da média das demais concessões federais.
Posição da concessionária
Em nota, a Arteris Fernão Dias afirmou que vê como positiva a repactuação do contrato, destacando o potencial para antecipar investimentos importantes e gerar reflexos econômicos positivos nas regiões atendidas. A empresa reforçou que segue cumprindo suas obrigações e informou já ter aplicado R$ 3,8 bilhões em infraestrutura desde o início da concessão, em 2008.
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