Festival Uai Wine destaca vinhos mineiros com curadoria técnica da Epamig
gazetadevarginhasi
27 de ago. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
Festival Uai Wine reúne vinhos mineiros com curadoria técnica da Epamig.
O 1º Festival de Vinhos Mineiros – Uai Wine – será realizado de quinta-feira (28/8) a domingo (31/8) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com curadoria técnica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A instituição é responsável pela adaptação da tecnologia de dupla poda da videira, que permite a produção de vinhos finos de inverno nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A técnica, testada desde o início dos anos 2000 em parceria com produtores, consiste na realização de duas podas anuais, permitindo que o período de maturação e colheita das uvas ocorra no inverno, quando há menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica. “Até então, ninguém havia ousado induzir um segundo ciclo de produção de uma variedade Vitis vinifera para elaboração de vinhos finos durante o outono-inverno”, ressalta a pesquisadora Cláudia Souza, da Epamig.
Os primeiros vinhos produzidos com essa tecnologia chegaram ao mercado no início da década de 2010, conquistando espaço no circuito gastronômico e em premiações nacionais e internacionais. Atualmente, a técnica se expande para regiões com características similares de altitude, amplitude térmica e baixa precipitação.
Programação do evento
O Uai Wine integra aspectos técnicos, culturais e gastronômicos. Nos dias 28 e 29, das 9h às 18h, a programação será voltada a profissionais, com palestras, painéis e rodadas de negócios. Às 18h e durante o fim de semana, as atividades serão abertas ao público nos jardins do Palácio da Liberdade.
No dia 28, às 9h50, ocorrerá o painel técnico “Vinhos Mineiros”, com três eixos: “Introdução ao Cenário Vitícola Mineiro”, com Jaqueline Santos (Seapa); “Os títulos dos vinhos e suas histórias”, com Vani Fonseca (Senar Minas); e “O vinho além da taça: Turismo e vivências”, apresentado por Cristiane Rota, enóloga da Epamig. Segundo Cristiane, o objetivo é apresentar o enoturismo como ferramenta de valorização do território, da cultura e da identidade do vinho mineiro.
Na sexta-feira (29), às 11h, Cristiane participa do painel “Enoturismo em Minas”, abordando protocolos e experiências sensoriais de degustação de vinhos. A enóloga Angélica Bender ministrará duas palestras: “Entendendo os rótulos dos vinhos”, na quinta-feira (28), às 11h, e na sexta (29), às 9h, o tema será “A história do vinho mineiro”, destacando a produção de uvas e a revolução da dupla poda em Minas e no País.
O Festival Uai Wine é realizado pela TV Sim Brasil e Plataforma Cultural TV Sim, com apresentação da Cemig e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Comentários