Fiscalização em funerárias de Coronel Fabriciano resulta em interdição e advertências
gazetadevarginhasi
28 de abr.
1 min de leitura
Divulgação
Polícia Civil realiza fiscalização em funerárias de Coronel Fabriciano e encontra irregularidades.
Na quarta-feira, 23 de abril, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou de uma fiscalização conjunta em funerárias de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. A ação teve a colaboração da Vigilância Sanitária e do setor de Meio Ambiente do município, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas sanitárias e ambientais.
A delegada responsável pela operação, Izabella Menegassi Dutra Santana, explicou que a fiscalização teve caráter preventivo e fiscalizatório. “O foco foi verificar a estrutura, funcionamento e regularidade dos serviços prestados pelas funerárias”, afirmou. A vistoria incluiu, ainda, a análise das condições sanitárias das salas de tanatopraxia, quando presentes.
Interdição e advertências
Durante a fiscalização, uma sala de tanatologia em uma das funerárias foi interditada administrativamente pela Vigilância Sanitária, devido à falta de documentação necessária. Além disso, a empresa não apresentou laudos técnicos e não comprovou a adequação do sistema de tratamento de efluentes, o que representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente.
Em outra funerária, a equipe encontrou o armazenamento irregular de materiais utilizados em tanatopraxia, como macas e produtos químicos, em um local sem alvará sanitário e estrutura adequada. Isso resultou em uma advertência formal, determinação para retirada imediata dos itens e suspensão de qualquer procedimento relacionado à prática de tanatopraxia no estabelecimento.
Comments