Fiscalização preventiva de barragens é intensificada em Minas antes das chuvas
gazetadevarginhasi
há 53 minutos
1 min de leitura
fonte: itatiaia
O Governo de Minas Gerais deu início à 10ª Operação Preventiva Integrada de Fiscalização de Barragens, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A ação, que antecede o período chuvoso, foca em barragens de mineração construídas pelo método de alteamento a montante e em estruturas que acionaram nível de emergência no último semestre.
Minas, que concentra a maior atividade minerária do país, mantém fiscalização própria que complementa o trabalho da Agência Nacional de Mineração (ANM). Em 2025, foram realizadas mais de 336 inspeções em barragens de mineração. Nesta edição, 30 barragens passam por vistoria, com checagem de recomendações técnicas, auditorias independentes, planos de ação de emergência (PAEBM), planos municipais de contingência, zonas de autossalvamento e sinalização preventiva às comunidades.
A operação é coordenada pela Subsecretaria de Fiscalização Ambiental da Semad e conta com apoio da Feam, Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil estadual e municipais e do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais.
Das 54 barragens a montante em Minas, 25 já foram descaracterizadas, 29 estão em processo ativo de descaracterização e três aguardam certificação técnica. Mais de 60 fiscalizações específicas foram feitas neste grupo em 2025.
A secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, destacou que a ação prévia às chuvas amplia o controle sobre a segurança das barragens. A Feam mantém acompanhamento contínuo das barragens em atividade e das em descaracterização, utilizando auditorias técnicas independentes em estruturas mais sensíveis para garantir a estabilidade e segurança das construções.