Fogo atinge cafezal e mata nativa em Andradas; chamas também devastam área em Ipuiúna
gazetadevarginhasi
25 de ago.
1 min de leitura
Divulgação CBMG
Bombeiros combatem dois grandes incêndios em vegetação em Andradas e Ipuiúna.
No domingo, 24 de agosto, o Corpo de Bombeiros de Andradas foi mobilizado para conter dois grandes incêndios em áreas de vegetação, registrados em localidades diferentes do Sul de Minas.
O primeiro chamado aconteceu por volta das 15h, na região de Areias, em Ipuiúna. As chamas, que se espalhavam por vegetação mista, foram combatidas com o uso de bombas costais e abafadores. A operação se estendeu por cerca de três horas, até que o fogo fosse controlado. No total, 15 hectares foram consumidos pelas chamas.
Já no período da noite, a ocorrência mais grave foi registrada no distrito de Gramínea, em Andradas, onde o incêndio atingiu principalmente uma plantação de café. Moradores da região já atuavam no combate com sopradores quando os bombeiros chegaram para reforçar a ação. Além da lavoura, o fogo alcançava também as copas de árvores nativas, o que exigiu estratégias adicionais, como a retirada de material combustível e isolamento da área para conter a propagação. O combate se estendeu das 19h30 até a meia-noite, queimando aproximadamente 10 hectares. Após a extinção, os bombeiros permaneceram em vistoria no local para evitar possíveis reignições.
As causas dos incêndios não foram identificadas. O Corpo de Bombeiros reforçou que provocar incêndios em vegetação é crime, conforme o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), que prevê detenção e aplicação de multa aos infratores.
Comentários