Frente fria trará queda de temperatura e possibilidade de neve e geada no sul do Brasil
gazetadevarginhasi
há 2 dias
2 min de leitura
A próxima semana será marcada por uma mudança drástica no clima em diversas regiões do Brasil. Uma massa de ar frio de origem polar está prestes a avançar sobre o país, provocando uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até em partes da Região Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Segundo o Climatempo, há possibilidade de neve nas regiões mais altas do Sul do Brasil. Essa condição climática extrema dependerá da combinação entre a massa polar e um ciclone extratropical sobre o oceano, que pode trazer a umidade necessária para a formação de neve. Além disso, a previsão inclui geadas, o que pode causar prejuízos à agricultura — especialmente por ser a primeira ocorrência do tipo no ano.
O resfriamento começa já na próxima terça-feira (27), com chuvas no Sul. No dia seguinte, a massa de ar polar começa a avançar sobre o Mato Grosso do Sul e pode atingir o interior de São Paulo. Inicialmente, a queda de temperatura no estado paulista será moderada devido à nebulosidade, mas a virada para junho trará um novo pulso de ar polar, intensificando o frio.
As temperaturas podem cair abaixo dos 10°C em várias áreas, principalmente nas regiões mais altas. A diferença desta frente fria para outras já registradas em 2025 está na sua natureza continental. O ar gelado, ao vir do interior do continente, mantém sua força resfriadora, ao contrário das frentes que se formam sobre o oceano, que tendem a perder intensidade rapidamente.
As projeções ainda podem ser ajustadas, mas os primeiros sinais já apontam para um fim de maio e início de junho gelados para grande parte do país.
Comments