Após bloqueio e ordem do TCU, INSS impõe nova exigência para consignados
gazetadevarginhasi
há 23 minutos
1 min de leitura
Divulgação
INSS exige biometria para liberar novos empréstimos consignados.
A partir desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejarem contratar novos empréstimos consignados deverão, obrigatoriamente, cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS. A medida foi anunciada como forma de reforçar a segurança no processo de concessão do serviço.
O despacho com a determinação foi publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (19), com assinatura do presidente do INSS, Gilberto Waller Junior. Segundo o documento, a exigência atende à necessidade de avaliar os procedimentos de desbloqueio dos benefícios para empréstimos, identificar possíveis vulnerabilidades e implementar correções e melhorias operacionais.
A liberação de novos empréstimos consignados estava suspensa desde o dia 8 de fevereiro, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão foi tomada após o órgão identificar indícios de irregularidades em descontos realizados na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, sem a devida autorização, tanto para mensalidades associativas quanto para empréstimos.
O TCU exigiu que o INSS somente permitisse descontos em folha mediante a coleta e validação da assinatura eletrônica avançada e dos dados biométricos dos beneficiários. O instituto recorreu, alegando que os consignados já passavam por filtros mais seguros do que os aplicados nas autorizações para filiação a entidades representativas, mas teve o pedido negado na véspera da publicação do bloqueio.
O INSS reforça que não solicita informações pessoais, documentos, senhas ou dados bancários por redes sociais, aplicativos de mensagens ou canais informais. Todos os serviços devem ser realizados exclusivamente por meios oficiais, como o site Meu INSS, o aplicativo homônimo ou o telefone 135.