Fávaro afirma que Brasil busca intensificar laços comerciais com a China em meio a instabilidade global
gazetadevarginhasi
há 16 minutos
1 min de leitura
Durante visita oficial a Pequim nesta segunda-feira (12), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou que o Brasil está empenhado em ampliar de forma intensa seus laços de comércio e amizade com a China. Segundo ele, esse esforço tem gerado resultados recíprocos relevantes, especialmente em um cenário global de instabilidade econômica.
Fávaro fez uma crítica indireta aos Estados Unidos, que, segundo ele, vêm contribuindo para a instabilidade nas relações comerciais internacionais com decisões protecionistas recentes. A fala ocorre em meio à redução de tarifas anunciada entre EUA e China, vista como uma trégua temporária após meses de guerra comercial.
A China continua sendo o principal parceiro comercial do Brasil, e a expectativa é de que os dois países avancem em novos acordos de exportação e cooperação, especialmente nas áreas de agronegócio, energia e infraestrutura. Empresas chinesas já anunciaram investimentos de R$ 27 bilhões no Brasil, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Fávaro também reiterou o interesse brasileiro em participar mais ativamente das cadeias produtivas asiáticas, ampliando a presença de produtos brasileiros no mercado chinês e garantindo uma posição estratégica para o país diante do atual redesenho geopolítico e econômico mundial.