top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Gaeco realiza megaoperação contra desmanche de veículos e comércio irregular de fios de cobre no Triângulo Mineiro

  • gazetadevarginhasi
  • 13 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura
Gaeco realiza megaoperação contra desmanche de veículos e comércio irregular de fios de cobre no Triângulo Mineiro
Divulgação
Gaeco deflagra operações contra crimes de furto, roubo e receptação de veículos e fios de cobre em Uberaba e região.

Na manhã desta terça-feira (12/8), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, de forma estratégica e preventiva, duas ações simultâneas no Triângulo Mineiro: a primeira fase da Operação Olho de Aço 1 e a Operação Ferro-Velho. O objetivo é combater o desmanche de veículos, a receptação de peças automotivas e a comercialização irregular de fios de cobre.

As ações foram coordenadas pelo Grupo de Atuação Especializado no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba, com apoio das Polícias Civil, Militar e Penal, além da Receita Estadual. A Operação Olho de Aço 1 cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais e galpões usados para desmanche e receptação de veículos entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, em Uberaba.

Segundo o Gaeco, o nome da operação simboliza a vigilância rigorosa do Estado na identificação e repressão de organizações criminosas que atuam de forma estruturada, causando prejuízos à sociedade e ameaçando a segurança pública.

Paralelamente, a Operação Ferro-Velho fiscalizou 24 estabelecimentos do ramo em Uberaba, Araxá, Iturama e Frutal — municípios da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais —, com foco no combate ao comércio irregular de fios de cobre.

O comando da 5ª Região da PM reafirmou o compromisso com a segurança pública e destacou que as investigações terão continuidade de forma preventiva e estratégica, visando proteger o patrimônio, garantir a ordem pública e intensificar o enfrentamento à criminalidade.

As operações contaram com o apoio de unidades do 4º, 37º, 67º e 69º Batalhões da PM, da 3ª Companhia Independente, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, da 5ª Delegacia Regional de Polícia Penal, do Grupo de Operações com Cães da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, do 5º Departamento da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Fazenda. Participaram policiais civis, militares e penais, agentes fazendários, promotores de Justiça e servidores do MPMG.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page