top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Gazeta de Varginha entrevista o coordenador do curso de Medicina do UNIS, professor Gustavo Eugênio

  • gazetadevarginhasi
  • 29 de jul.
  • 2 min de leitura

ree
Com a liberação/aprovação do Curso de Medicina em Varginha, qual a previsão de início das aulas e número de alunos para a primeira turma? A estrutura do UNIS já esta preparada para isso?
A previsão de início do curso é para outubro desse ano, com 60 vagas. Toda estrutura já está pronta para receber os alunos da medicina.

Existe grande interação dos alunos de Medicina com a rede de saúde nas cidades onde atuam. Em Varginha, como se dará o estudo/treinamento prático dos alunos na rede de saúde? Quais hospitais, clinicas etc que contribuirão nesta prática médica?
É fundamental essa interação dos alunos e professores nos diversos cenários de saúde da cidade de Varginha e região. Em Varginha já temos convênios assinados com os hospitais Regional, Bom Pastor e Humanitas, além de toda rede municipal de saúde ( unidades básicas de saúde, UPA é policlínicas).

Com a interação dos alunos do UNIS na rede de saúde de Varginha, quais especialidades médicas serão mais impactadas e de que forma? Quando poderemos sentir os efeitos práticos deste trabalho na rede de saúde municipal?
Em relação as especialidades médicas, todas serão impactadas, pois teremos a capacitação dos profissionais envolvidos na Faculdade de Medicina, que estarão presentes no dia a dia dos cenários práticos, o que por sua vez irá impactar em melhorias assistencial. Além disso, a presença dos alunos nos cenários práticos juntos aos professores irá proporcionar um melhor acolhimento e atendimento à população. Esse início acontece já no primeiro período do curso nas unidades básicas de saúde e nos hospitais onde os alunos irão atuar, ou seja, logo no começo do curso já vamos começar a sentir esses efeitos.

Sabemos que o UNIS montou uma equipe técnica capacitada para preparar os novos médicos, mas quanto a área de equipamentos, tecnologia/inteligência artificial, material didático e demais estruturas, o que o UNIS terá a oferecer de diferencial aos seus alunos de Medicina?
O Unis inaugurou recentemente um complexo de saúde com o que há de mais moderno em recursos didático-pedagógicos para oferecer aos seus alunos um ensino inovador e de alta qualidade.

Varginha tem uma rede médica tradicional, respeitada e muito capacitada, contudo, muitos médicos locais já foram refratários a ideia do Curso de Medicina na cidade, o senhor é de família médica tradicional na cidade, quais mudanças o Curso de Medicina trará aos médicos tradicionais residentes aqui?
A faculdade de medicina só traz benefícios a comunidade médica, pois sempre busca atualizações e trabalha com evidências científicas, e esse exemplo, poderá ajudar aqueles médicos que outrora foram refratários, a saírem de sua zona de conforto e mudar a sua forma de pensar e agir, e dessa forma buscar novos horizontes que irão impactar na vida dos seus pacientes.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page