top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo começa a notificar aposentados sobre descontos indevidos no INSS a partir de 13 de maio

  • gazetadevarginhasi
  • 13 de mai.
  • 1 min de leitura
A partir desta terça-feira, 13 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar aposentados e pensionistas sobre possíveis descontos indevidos em seus benefícios. O processo será realizado exclusivamente através do aplicativo Meu INSS, onde os beneficiários poderão verificar os valores cobrados e as entidades envolvidas.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, os segurados poderão confirmar ou contestar os descontos a partir do dia 14 de maio, sem a necessidade de apresentar comprovantes. Caso não reconheçam a cobrança, poderão solicitar o reembolso diretamente pelo app.
A medida contempla cerca de 9 milhões de beneficiários que podem ter sido vítimas de cobranças irregulares entre março de 2020 e março de 2025, principalmente por parte de associações e entidades.
As instituições cobradoras terão 15 dias úteis para comprovar a autorização do desconto ou serão obrigadas a devolver os valores. Caso não devolvam voluntariamente, o caso poderá ser levado à Justiça.
O INSS reforça que não realiza contato por telefone, mensagens ou representantes. O único canal válido para esse processo é o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar para a central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page