Governo de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso
gazetadevarginhasi
7 de out.
2 min de leitura
Reprodução
O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (6/10), o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, que estabelece diretrizes para fortalecer a articulação entre Estado e municípios, aprimorar a governança e integrar ações de prevenção e resposta a desastres em Minas Gerais. O objetivo é reduzir riscos, aumentar a proteção da população e garantir maior eficiência na resposta a ocorrências, diante de mudanças climáticas e eventos extremos.
O plano, apresentado pelo governador Romeu Zema durante o seminário “Estratégias de preparação e resposta para minimizar os efeitos das chuvas em Minas Gerais”, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, busca promover mudanças culturais, ampliar a conscientização sobre os riscos e fortalecer a prevenção, mitigação e preparação para desastres. A iniciativa prevê articulação entre instituições, investimentos estratégicos e suporte técnico aos municípios, garantindo continuidade das políticas públicas e reduzindo emergências e impactos de forma sustentável e a longo prazo.
Desde 2021, o governo de Minas investiu mais de R$ 94 milhões na estruturação das Defesas Civis municipais, garantindo atendimento a todos os municípios em até 24 horas.
O foco é a prevenção, o uso de tecnologia, a integração entre órgãos e a capacitação contínua, consolidando Minas Gerais como referência em gestão de riscos.
Para operacionalizar o plano, foi lançado também o programa Caminho nas Chuvas, a maior iniciativa integrada de enfrentamento aos impactos das chuvas no estado. O programa reúne órgãos públicos e a sociedade civil para integrar, coordenar e potencializar ações que reduzam vulnerabilidades e fortaleçam a resiliência das cidades, com atenção especial a áreas mais suscetíveis a inundações, deslizamentos e eventos climáticos extremos, garantindo a proteção da população, de infraestruturas críticas e das economias locais.
O governo anunciou ainda um chamamento público para as prefeituras mineiras, com critérios técnicos de seleção que priorizam municípios menores e com maior necessidade de apoio. A iniciativa prevê a entrega de viaturas 4x4 e equipamentos para as Defesas Civis, com novos chamamentos previstos ainda este ano e em 2026. Os recursos para o chamamento provêm do Acordo Judicial de Brumadinho, firmado entre Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e Vale, após o rompimento das barragens que causou a morte de 272 pessoas e graves impactos sociais, econômicos e ambientais.
A Cedec já havia distribuído 513 kits com viaturas, notebooks, trenas digitais e coletes para fortalecer as Defesas Civis municipais. Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Bermudes Rezende, as ações enfatizam cada vez mais a prevenção e a preparação para desastres.
Durante o evento, foram assinados três atos institucionais que fortalecem a integração entre órgãos e parceiros estratégicos, envolvendo Cedec, Emater-MG, Seinfra-MG, DER-MG e a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), reforçando a cooperação técnica e ampliando as ações de prevenção e resposta no período chuvoso.
O seminário também contou com especialistas da Cedec, SME, Igam, Marinha do Brasil, Seinfra-MG, Codese e Crea-MG, que compartilharam conhecimentos, trocaram experiências e alinharam estratégias conjuntas. O objetivo é estimular ações preventivas e colaborativas, reduzir riscos, minimizar danos e garantir maior segurança às comunidades durante o período de chuvas, fortalecendo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a cultura da resiliência no estado.
Comentários