top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo descarta extinguir saque-aniversário do FGTS, afirma ministro do Trabalho

  • gazetadevarginhasi
  • 26 de fev.
  • 1 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O governo federal não pretende extinguir o saque-aniversário do FGTS, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta quarta-feira (26). Segundo ele, a decisão se baseia na falta de apoio do Congresso para a mudança.
“O governo não decide essas questões sozinho. Ao consultar o Parlamento, ficou claro que não há chance de aprovação. Então, não vou insistir em algo que não tem viabilidade”, explicou Marinho.

Apesar da manutenção do modelo, o ministro reforçou sua posição contrária ao saque-aniversário. “O Fundo de Garantia tem a missão de proteger o trabalhador contra o desemprego. O saque-aniversário é uma distorção desse papel”, criticou.
Marinho negou que a decisão tenha relação com a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio ocorre no momento em que o governo se prepara para liberar o FGTS a trabalhadores demitidos que tiveram o acesso ao saldo bloqueado por terem optado pelo saque-aniversário.

A medida, que será oficializada na sexta-feira (28) por meio de uma Medida Provisória (MP), deve beneficiar 12,1 milhões de trabalhadores demitidos desde janeiro de 2020, liberando cerca de R$ 12 bilhões para a economia.
Os pagamentos serão feitos em duas etapas. Na primeira, os trabalhadores poderão sacar até R$ 3 mil da parcela depositada pelo empregador anterior. Valores superiores serão liberados em uma segunda fase, 110 dias após a publicação da MP.

Fonte:O tempo

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page