Governo do Rio mobiliza 2,5 mil policiais em megaoperação contra o Comando Vermelho
gazetadevarginhasi
28 de out.
1 min de leitura
fonte: itatiaia
O governo do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação Contenção nos complexos do Alemão e da Penha, com o objetivo de conter o avanço do Comando Vermelho (CV). A ação reúne 2,5 mil policiais civis e militares, e já resultou na morte de 64 pessoas e na prisão de 81.
Segundo a gestão do governador Cláudio Castro (PL), a operação segue em andamento, com atenção voltada para vias e áreas de maior concentração de pessoas. Escolas e universidades tiveram aulas canceladas, e ruas foram interditadas. Imagens divulgadas mostram tiroteios e criminosos lançando bombas por drones contra a polícia.
A Operação Contenção já é considerada a mais letal da história do Rio, com mortes que superam em número o confronto na favela do Jacarezinho, em maio de 2021, quando 28 pessoas foram mortas.
O governador afirmou que a situação excede a capacidade do estado e qualificou o cenário como “estado de defesa”, destacando a necessidade de integração com forças federais. A operação envolveu mais de um ano de investigações e 60 dias de planejamento, com o objetivo de prender lideranças criminosas e impedir o fortalecimento do CV.
Comentários