top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Governo Trump congela green cards e cidadania para 19 países após ataque em Washington

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Governo Trump congela green cards e cidadania para 19 países após ataque em Washington
Divulgação
EUA suspendem pedidos de imigração de 19 países sob alegação de segurança nacional.

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (2/12/2025), a suspensão de todos os pedidos de imigração — incluindo green cards e processos de cidadania — para cidadãos de 19 países, sob a justificativa de “preocupações com a segurança nacional e a ordem pública”. A medida está detalhada em um memorando oficial divulgado pela Casa Branca.

A decisão amplia uma proibição parcial de viagens já em vigor desde 4 de junho, adotada como parte das novas políticas migratórias do presidente Donald Trump (Republicano), que fez do endurecimento contra a imigração um dos pilares de seu mandato.
Países afetados
A suspensão atinge cidadãos de:Afeganistão, Burundi, Chade, Congo, Cuba, Eritreia, Guiné Equatorial, Haiti, Iêmen, Irã, Laos, Líbia, Mianmar, Serra Leoa, Somália, Sudão, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

Justificativa do governo
O memorando cita episódios recentes atribuídos a imigrantes, entre eles o ataque contra integrantes da Guarda Nacional em Washington D.C., em 26 de outubro, cujo suspeito — um afegão — foi detido. O governo afirma que o Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS) deve “impedir que terroristas busquem refúgio” no país e reforçar a checagem de candidatos.

Em consequência, todos os processos em andamento serão reavaliados, podendo incluir novas entrevistas e verificações reforçadas.

Desde o retorno de Trump à Presidência, em janeiro, a administração tem priorizado o aumento das ações de deportação, o envio de agentes federais a grandes cidades e o rejeite sistemático de solicitantes de asilo na fronteira com o México. Agora, o governo passa a dedicar esforços mais diretos para reformular também a imigração legal.

Contexto político
A medida afeta países que já mantêm relações tensas com os EUA ou enfrentam crises internas.
  • Cuba sofre embargo comercial há mais de seis décadas.
  • Haiti, o país mais pobre das Américas, enfrenta uma grave crise humanitária provocada por gangues.
  • Venezuela acusa o governo Trump de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para tentar derrubar Nicolás Maduro.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, defendeu ampliar ainda mais a lista de países impedidos de viajar para os EUA. Em uma postagem na rede social X, ela pediu uma “proibição total de viagens” para países que, segundo ela, “inundaram a nação com assassinos, sanguessugas e viciados”.

Operações futuras
A imprensa norte-americana informou que autoridades federais planejam, nos próximos dias, uma grande operação migratória em Minnesota, focada em cidadãos somalis — o que motivou reação negativa de líderes políticos locais, que afirmam que a polícia do Estado não cooperará com a ação.
Fonte: RevistaForum

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page