Hospital Humanitas Unimed Varginha promove 3º Simpósio de Cuidados Paliativos
gazetadevarginhasi
há 1 hora
2 min de leitura
A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Humanitas Unimed Varginha promoveu, nos dias 29 e 30 de outubro, o 3º Simpósio de Cuidados Paliativos. O evento foi realizado no auditório da Associação Médica de Varginha e contou com a participação de profissionais de diversas frentes da área assistencial, com o objetivo de promover, cada vez mais, um cuidado integral, humanizado e ético ao paciente.
A programação teve como objetivo promover o conhecimento, a sensibilização e o alinhamento das práticas assistenciais voltadas aos cuidados paliativos entre as equipes multiprofissionais. O ciclo de palestras reuniu 85 colaboradores entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. Na oportunidade, todos acompanharam as apresentações sobre boas práticas, com depoimentos e estudos sobre ações que fazem a diferença, principalmente em momentos delicados da assistência ao paciente.
Entre os temas abordados, estiveram conceitos relacionados aos cuidados paliativos, comunicação de más notícias, dieta e sondagem de pacientes, oxigenoterapia e conforto respiratório, hipodermóclise e cuidados com a pele, controle da dor, além da apresentação de casos clínicos.
A doutora Ana Lúcia Frota, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, enfatizou a importância da realização do evento como forma de integrar a equipe. “O Simpósio de Cuidados Paliativos tem se consolidado, ano após ano, como um importante espaço de troca e aprendizado entre os profissionais do Hospital Humanitas Unimed Varginha. A comissão tem o compromisso de fortalecer o cuidado centrado no paciente, com ênfase na humanização, na ética e na integração multiprofissional”, comentou.
O atendimento de excelência e ético é uma prerrogativa do profissional da área da saúde e, nos cuidados paliativos, essa visão deve ser ainda mais atenta, carinhosa e necessária. “A cada edição, percebemos o quanto essa iniciativa contribui para a formação continuada da equipe, ampliando o olhar para além da doença e reforçando que cuidar é também aliviar o sofrimento, acolher e respeitar a dignidade de cada pessoa”, completou doutora Ana Lúcia Frota.
Celebrado sempre no segundo sábado de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos chama a atenção de todos para uma agenda que busca aprimorar uma abordagem pautada na dignidade, no respeito e no alívio do sofrimento de pacientes que enfrentam doenças ameaçadoras e seus familiares.
A formação continuada dos colaboradores do Grupo Unimed Varginha é uma das formas de garantir um cuidado de excelência. Manter a equipe integrada, acolhedora e consciente de seu papel é o que permite transformar conhecimento em prática humanizada. O Hospital Humanitas parabeniza toda a equipe da área assistencial por contribuir sempre com um cuidado que envolve, além da competência técnica, sensibilidade e comprometimento.