top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Inscrições abertas: cafeicultores da região de Manhuaçu concorrem em concurso estadual e regional

  • gazetadevarginhasi
  • 21 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura
Inscrições abertas: cafeicultores da região de Manhuaçu concorrem em concurso estadual e regional
Divulgação
Inscrições abertas para o XX Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas – Manhuaçu.

Produtores de café da região de Manhuaçu têm até o dia 5 de setembro para se inscrever no XX Concurso de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas – Regional de Manhuaçu, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sympla (clique aqui).

Ao se inscrever, o cafeicultor participa automaticamente do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais – Edição 2025, facilitando a concorrência regional e estadual. “Mais de um terço das amostras do concurso estadual é da região de Manhuaçu. Decidimos fazer uma inscrição conjunta para as duas premiações, simplificando o processo para o produtor. Um júri analisará o lote entregue e as notas valerão para ambos os concursos”, explica Thiago Oliveira, coordenador técnico regional da Emater-MG.

Quem pode participar
O concurso é destinado a cafeicultores e familiares residentes ou proprietários nos municípios atendidos pela Unidade Regional da Emater-MG (Uregi Manhuaçu), incluindo: Alto Jequitibá, Caparaó, Caputira, Chalé, Conceição de Ipanema, Durandé, Ipanema, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Orizânia, Pedra Bonita, Pocrane, Reduto, Santana do Manhuaçu, Sericita, Simonésia, São José do Mantimento, São João do Manhuaçu, Taparuba e Vermelho Novo.

Após o preenchimento do formulário, as amostras de café devem ser entregues até 5 de setembro no escritório local da Emater-MG do município do produtor. Os cafés precisam ser da espécie Arábica, colhidos em 2025, e o participante poderá escolher apenas uma das modalidades: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.

Júri especializado
Os lotes serão submetidos a análises físicas e sensoriais por uma comissão de profissionais reconhecidos da área. “A realização conjunta dos concursos regional e estadual garante que as amostras sejam avaliadas por um júri de grande credibilidade, formado por especialistas renomados. É uma análise criteriosa e séria”, afirma Thiago Oliveira.

O concurso tem como objetivo estimular a melhoria da qualidade dos cafés da região, agregando valor ao produto. Segundo o coordenador, “quando o cafeicultor é premiado, aumenta a procura pelos compradores e o café se valoriza”.

O encerramento do concurso está previsto para dezembro. Mais informações podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG nos municípios da região de Manhuaçu.
Fonte: Emater

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page