top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética são prorrogadas até 5 de outubro

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de out
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução

As inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) foram prorrogadas até o dia 5 de outubro. A competição é destinada a estudantes dos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares de todo o País, com o objetivo de estimular o conhecimento sobre energia elétrica, eficiência energética e uso sustentável dos recursos naturais.
A olimpíada, totalmente gratuita, utiliza uma metodologia gamificada, com provas e desafios on-line que incentivam a criatividade, a inovação e a reflexão sobre sustentabilidade. Entre as premiações estão medalhas de ouro, prata e bronze, notebooks para os primeiros colocados de cada estado e, nesta edição, os medalhistas garantem automaticamente vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências.

Incentivo em Minas Gerais
Em Minas Gerais, a Cemig é uma das grandes incentivadoras da iniciativa, tendo mobilizado milhares de alunos em edições anteriores. Em 2024, o estado ficou em 6º lugar no ranking nacional de inscritos e foi o 3º com maior número de estudantes premiados. Para a companhia, a olimpíada é uma oportunidade estratégica de estimular a formação de cidadãos conscientes e protagonistas na construção de um futuro mais sustentável.
“A inscrição da Olimpíada foi prorrogada e reforçamos o convite para que as escolas mobilizem seus alunos. A conservação dos recursos naturais e o uso eficiente da energia são reflexões essenciais para a sociedade, e queremos ver novamente Minas Gerais se destacando nessa importante competição”, afirma Leonardo Pereira, analista de Eficiência Energética da Cemig.

Participação e premiação
A inscrição dos alunos deve ser realizada por profissionais das escolas. Apenas nos casos em que a instituição não tenha disponibilidade, os estudantes poderão preencher um formulário de manifestação de interesse.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, o aluno que ocupar o 1º lugar em cada estado será premiado com um notebook. Na edição de 2025, os medalhistas também garantirão vaga automática na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências.

Fases da ONEE 2025
A competição será realizada em três fases. Na primeira, após a inscrição, os estudantes poderão realizar desafios gamificados em dispositivos como celulares e computadores. Na segunda fase, serão aplicadas provas objetivas com questões teóricas, disponíveis em formato digital ou impresso para estudantes que necessitarem de provas acessíveis. A terceira fase será uma disputa adicional em Brasília, na sede da Aneel, para os estudantes que ocuparem o 1º lugar em cada estado.
A 2ª fase ocorrerá entre os dias 6 e 10 de outubro, enquanto a etapa nacional, em Brasília, está marcada para 5 de novembro. Os 27 estudantes classificados para a etapa final terão os custos de viagem pagos pela Aneel, e as demais medalhas serão enviadas por transportadora nas semanas seguintes aos resultados.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page