Julho Roxo busca conscientização sobre a importância da higiene do sono
gazetadevarginhasi
31 de jul.
2 min de leitura
Reprodução
Manter uma boa qualidade do sono pode parecer um desafio diante de uma rotina agitada, mas é essencial reconhecermos a importância de dormir bem para levarmos uma vida mais saudável. No mês do Julho Roxo, a Unimed Varginha compartilha informações fundamentais para adquirirmos bons hábitos que favoreçam um sono reparador e revigorante.
A chamada higiene do sono está relacionada à adoção de práticas que promovem um ambiente relaxante e evitam atividades que possam comprometer o descanso noturno. Entre as recomendações estão: manter uma rotina regular de sono, com horários fixos para dormir e acordar — inclusive aos finais de semana —, ajudando a organizar o relógio biológico; criar um ambiente propício, silencioso e com baixa luminosidade, evitando o uso de telas e eletrônicos antes de dormir; praticar técnicas de relaxamento à noite, como controle da respiração, leitura ou ouvir música; evitar atividades estimulantes, como exercícios físicos pouco antes de deitar, jantares muito tardios ou o consumo de cafeína, que podem causar agitação. Ter paciência e persistência é fundamental, pois melhorar a qualidade do sono envolve mudar hábitos — e isso exige tempo e determinação.
Além dos benefícios físicos, como a regeneração celular e a regulação do metabolismo, o sono tem papel essencial na retenção de memória e aprendizado, no processamento de emoções e no bem-estar geral. A falta de um sono regular, especialmente em casos crônicos, compromete significativamente a qualidade de vida. Insônia, pouco tempo de descanso ou despertares frequentes à noite influenciam diretamente no humor, provocando irritabilidade, ansiedade ou sensação constante de fadiga. Esses fatores também prejudicam a regeneração do corpo e podem aumentar os riscos de doenças como diabetes e hipertensão.
A qualidade do sono é fundamental para a saúde física e mental, como destaca a psicóloga do Núcleo de Atenção à Saúde, Nicole Tavares. Em evento realizado nesta semana com os colaboradores da Unimed Varginha, ela ressaltou que o ideal é desfrutar de 6 a 8 horas de sono por noite para recuperar satisfatoriamente o ânimo e manter a produtividade diária. A profissional também alertou que não é recomendável tirar pequenos cochilos ao longo do dia, pois isso pode interferir no sono contínuo durante a noite.
“O sono é um momento precioso que não pode ser negligenciado. A falta de uma rotina regular afeta não apenas a saúde, mas também a produtividade no trabalho, os relacionamentos familiares e a vida social. Por isso, vale a pena incluir boas práticas de higiene do sono no dia a dia, visando um descanso de qualidade e mais disposição para viver bem e melhor”, comentou a psicóloga Nicole Tavares.
Adotar hábitos ligados à higiene do sono pode ser um grande aliado para quem busca um descanso mais proveitoso e restaurador. Neste contexo, vale sempre lembrar que o uso de medicamentos sem prescrição médica na tentativa de garantir uma noite de sono ininterrupta é perigoso. Em casos crônicos de distúrbios do sono ou diante de sintomas persistentes, procure avaliação profissional para um diagnóstico adequado e tratamento eficiente.
Comentários