Justiça condena oito em Matias Barbosa a quase 180 anos de prisão por tráfico
gazetadevarginhasi
4 de set. de 2025
1 min de leitura
Divulgação MPMG
Operação Xangai: Justiça condena oito por tráfico de drogas em Matias Barbosa a quase 180 anos de prisão.
A Justiça da Comarca de Matias Barbosa, na Zona da Mata, condenou nesta segunda-feira (1º/9) oito integrantes de um grupo criminoso acusado de tráfico de drogas a penas que, somadas, chegam a aproximadamente 180 anos de prisão. As sentenças são resultado da primeira fase da operação Xangai, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no fim de 2024.
Segundo a decisão, sete dos réus foram considerados culpados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles receberam penas que variam de 23 a 27 anos de reclusão. Já o oitavo acusado foi condenado exclusivamente por tráfico, com pena fixada em quatro anos de prisão. Além disso, todos foram condenados ao pagamento de multa.
A Justiça determinou que as penas sejam cumpridas em regime fechado e manteve a prisão preventiva dos condenados, negando o direito de recorrer em liberdade. O resultado reforça a atuação do Gaeco no combate às organizações criminosas que atuam no interior de Minas Gerais.
Com essa decisão, a operação Xangai — que teve início no ano passado e já resultou em diversas prisões e denúncias — avança no enfrentamento ao tráfico na região de Matias Barbosa, considerado estratégico para o escoamento de drogas.
Comentários