Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
gazetadevarginhasi
há 1 hora
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A Justiça Federal decidiu manter a prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, após negar o pedido apresentado pela defesa nesta quinta-feira (20). A decisão foi assinada pela desembargadora Solange Salgado, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), conforme informou a CNN Brasil.
Vorcaro está preso há três dias na Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, no âmbito da operação Compliance Zero, que apura um esquema de emissão de títulos de crédito falsos envolvendo instituições do Sistema Financeiro Nacional. A defesa havia protocolado, na quarta-feira (19), um pedido liminar para soltura do banqueiro.
De acordo com a Polícia Federal, o Banco Master teria participado da comercialização de títulos falsificados, incluindo Certificados de Depósito Bancário (CDBs), que prometiam lucros de até 40% acima da taxa básica de mercado — um retorno considerado irreal pelas autoridades.
As investigações tiveram início em 2024, atendendo a uma requisição do Ministério Público Federal para apurar uma possível fabricação de carteiras de crédito sem lastro por uma instituição financeira. A PF aponta que esses títulos teriam sido repassados a outro banco e posteriormente substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada, após fiscalização do Banco Central.