top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Justiça mais perto do cidadão: Padre Paraíso inaugura centro digital com apoio de quatro tribunais

  • gazetadevarginhasi
  • 21 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
Justiça mais perto do cidadão: Padre Paraíso inaugura centro digital com apoio de quatro tribunais
Divulgação- O juiz diretor do Forod a Comarca de Araçuaí, Emílio Moura Neto (atrás, terno azul), participou do evento que marcou a instalação do PID no Fórum Digital de Padre Paraíso (Crédito: Divulgação / TJMG)
Fórum Digital de Padre Paraíso ganha Ponto de Inclusão Digital em parceria entre tribunais mineiros.

O Fórum Digital de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, pertencente à Comarca de Araçuaí, passou a contar oficialmente com um Ponto de Inclusão Digital (PID). A cerimônia de formalização da parceria interinstitucional que viabilizou a iniciativa foi realizada na última quinta-feira (17/7).

O novo PID é fruto de um acordo de cooperação entre quatro tribunais mineiros: o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) e o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). A articulação é promovida pelo Comitê Executivo Estadual da Cooperação Judiciária em Minas Gerais (CECJ-MG).

Com o acordo, a expectativa é ampliar o acesso à Justiça e agilizar a prestação jurisdicional nas regiões que não possuem varas dos tribunais signatários. O Fórum Digital de Padre Paraíso foi inaugurado em janeiro deste ano e funciona na Rua Professor Teodoro Resende, 25, no bairro Bom Jesus. A estrutura é equipada com salas de videoconferência que conectam o local à sede da Comarca de Araçuaí — responsável também por Coronel Murta, Itinga, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa.

O juiz da Comarca de Araçuaí e também juiz eleitoral da 15ª Zona Eleitoral, Emílio Guimarães Moura Neto, destacou o pioneirismo de Padre Paraíso. “O município foi o primeiro do Estado a sediar um Fórum Digital e novamente avança ao ampliar o acesso da população aos serviços do Judiciário”, afirmou. Segundo ele, o acesso aos serviços diretamente no município representa um importante benefício para cidadãos em situação de vulnerabilidade.

O magistrado também ressaltou que, com o PID, os moradores não precisarão mais se deslocar cerca de 140 quilômetros até a sede da Comarca para acessar serviços da Justiça Eleitoral. A fala dele foi endossada pelo supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária do TRT-MG, desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos, que elogiou a iniciativa e sua consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a inclusão digital.

“Quando os tribunais atuam de maneira coordenada, conseguimos implementar com mais rapidez as políticas judiciais nacionais. Esse projeto prova que a união institucional é caminho para uma Justiça mais acessível e eficiente”, declarou o desembargador.

A cerimônia de entrega do PID contou com a presença da juíza da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Criminais de Araçuaí, Patrícia Bergamaschi de Araújo; do juiz do TRT-MG Walace Heleno Miranda de Alvarenga; do prefeito Diego Ferdinando Mendes Oliveira; do vice-prefeito Rainerio Vitor Batista de Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, Isnaldo Rodrigues Silva; dos vereadores Reginaldo Gonçalves dos Santos e Wandres Gonçalves Miranda, além de outras autoridades e convidados.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page