LabMol da Ufla realiza testes gratuitos para Influenza A, B e VSR via SUS no Sul de Minas
gazetadevarginhasi
17 de jun.
2 min de leitura
Reprodução
O Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Federal de Lavras (LabMol/Ufla) passou a oferecer testes de RT-PCR para detecção dos vírus Influenza A (incluindo o subtipo H1N1), Influenza B e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) através do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, que é a única da macrorregião de Varginha (MG) a realizar esses exames gratuitamente, reforça o sistema de vigilância em um momento de alta nos casos de síndromes respiratórias.
Segundo o coordenador do laboratório, Bruno Borges, os municípios parceiros organizam a coleta das amostras nas unidades básicas de saúde. O material é então enviado ao LabMol, onde passa por identificação e testes laboratoriais.
“A gente extrai o material genético da amostra e amplifica para verificar a presença do vírus. Se houver material genético, confirmamos o resultado como positivo e informamos às secretarias estadual, regional e municipais de saúde”, explicou Borges em entrevista ao g1.
Funcionando desde outubro de 2020, o LabMol foi estruturado inicialmente para atender à demanda da pandemia de Covid-19 na microrregião de Lavras. Desde então, se tornou um centro colaborador da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais, ampliando seu escopo para o diagnóstico de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.
Hoje, cerca de 50 municípios mineiros são atendidos pela unidade, que recebe amostras diariamente, contribuindo diretamente para a resposta do SUS em surtos respiratórios e epidemias.
De acordo com dados atualizados do Painel de Vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), da Secretaria Estadual de Saúde, até 13 de junho foram registradas 632 internações por SRAG no Sul de Minas, com 36 mortes confirmadas — uma taxa de letalidade de 5,7%.
Os efeitos já são sentidos na rede de saúde: em Alfenas, o Hospital Universitário Alzira Velano enfrentou superlotação por causa dos casos graves. Em Poços de Caldas, a prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde mais leitos de UTI pediátrica. Já em Três Corações, 14 novos leitos de UTI foram abertos para atender pacientes em estado grave, após aumento de 15,8% nas internações por SRAG na cidade.
A ampliação da capacidade diagnóstica por meio do LabMol é vista como estratégica para a detecção precoce e controle desses vírus respiratórios, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades, que compõem os grupos mais vulneráveis.
Comments