top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu exonerar a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomear Márcia Lopes para ocupar o cargo. A mudança deve ser oficializada ainda nesta segunda-feira (5), conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

A troca faz parte de um conjunto de alterações na Esplanada dos Ministérios promovidas por Lula nos últimos meses. Desde o início do ano, o presidente tem reconfigurado o primeiro escalão do governo. Entre as mudanças anteriores estão a substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social e a saída de Nísia Trindade do Ministério da Saúde, que passou a ser comandado por Alexandre Padilha, realocado da pasta de Relações Institucionais. Para ocupar o posto deixado por Padilha, Lula nomeou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Na última semana, o Ministério da Previdência Social também passou por uma reformulação, com a demissão de Carlos Lupi após denúncias de fraudes no INSS. Wolney Queiroz assumiu a pasta. Já o Ministério das Comunicações sofreu alteração após o ex-ministro Juscelino Filho ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento em esquema de corrupção relacionado a emendas parlamentares.

Crise e desgaste
A saída de Cida Gonçalves do governo já era considerada iminente desde o início do ano. Em fevereiro, a ministra admitiu à Comissão de Ética da Presidência que frequentemente interrompia compromissos para atender a primeira-dama Janja da Silva. Ela também declarou que ignorava solicitações dos ministros Alexandre Padilha e Márcio Macêdo, o que acentuou o desgaste interno.

Cida foi alvo de um processo por suposto assédio moral, arquivado posteriormente, mas que contribuiu para seu enfraquecimento político. Segundo apuração interna, ela teria oferecido apoio financeiro a uma servidora para viabilizar sua candidatura nas eleições de 2026, em troca de silêncio sobre uma acusação de racismo.

Agora, Márcia Lopes — que já ocupou cargos no governo federal, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Social no segundo mandato de Lula — assume a pasta das Mulheres em meio a uma série de reacomodações políticas e administrativas no Planalto.

Fonte:Cnn

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page