Mais de 400 idosos vítimas de violência em Minas em apenas 21 dias
gazetadevarginhasi
22 de out.
2 min de leitura
fonte: o tempo
Uma operação conjunta das forças de segurança de Minas Gerais, iniciada no dia 1º de outubro, data do Dia do Idoso, já atendeu 413 idosos vítimas de crimes em todo o estado. A média diária é de 19 idosos violentados. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança e Justiça de Minas Gerais (Sejusp) até terça-feira (21/10), mostram ainda que 60 pessoas foram presas, entre flagrantes e mandados de prisão, durante a Operação Virtude.
Segundo Bernardo Naves, superintendente de integração e planejamento operacional da Sejusp, a iniciativa inclui ações repressivas, preventivas, educativas e atendimentos voltados para a orientação da população e proteção dos idosos.
O “Dia D” da operação, realizado nesta quarta-feira (22/10), na Praça Sete, no hipercentro de Belo Horizonte, contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Ministério Público e outras instituições. “Todos os envolvidos participaram conversando sobre o assunto e recebendo denúncias, que, se necessário, serão investigadas, garantindo o amparo às vítimas”, afirmou Naves.
Os números da Sejusp mostram que, ao longo do mês, além das prisões, outras 17 pessoas foram conduzidas à delegacia. A operação registrou 1.294 atendimentos pré-hospitalares, 352 boletins de ocorrência e 223 inquéritos instaurados.
Mesmo após o Dia D, os atendimentos seguem em andamento. “A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada, a Polícia Militar, Defensoria Pública e o Ministério Público continuam os atendimentos. Há um canal oficial para denúncias, além do 181, o Disque Denúncia, disponível 24 horas, gratuito e anônimo”, explicou Naves.
Luiz Renato Braga Areas Pinheiro, coordenador estadual de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública, destacou os tipos de violência enfrentados pelos idosos: física, psicológica, violação patrimonial, pedidos injustos de interdições, golpes relacionados a crédito consignado e superendividamento.
A Defensoria Pública funciona de segunda a sexta-feira, na Rua dos Guajajaras, 1707, no Centro de Belo Horizonte, das 7h às 17h.
Comentários