top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MEC lança aplicativo com simuladão e trilhas de estudo para apoiar participantes do Enem 2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
MEC lança aplicativo com simuladão e trilhas de estudo para apoiar participantes do Enem 2025
Divulgação
Participantes do Enem já podem estudar pelo aplicativo oficial do MEC.

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que farão, no próximo domingo (16), as provas de Ciências da Natureza e Matemática têm à disposição uma nova ferramenta de estudo: o aplicativo MEC Enem – Simuladão do Enem, lançado pelo Ministério da Educação (MEC).

O app, disponível gratuitamente na Apple Store, Google Play e também em versão web, foi criado para ajudar estudantes a revisar conteúdos e se preparar de forma estruturada para as provas. Para acessar, é necessário fazer login com a conta Gov.br e concluir um breve cadastro.

O que o app oferece
Após o acesso, os participantes podem utilizar diferentes recursos pedagógicos, como:
  • vídeos e apostilas de revisão;
  • trilhas de estudo organizadas por complexidade e área do conhecimento;
  • simulados completos com questões reais do Enem;
  • simulados segmentados por matéria;
  • assistente virtual com inteligência artificial para criação de planos e cronogramas personalizados;
  • ferramenta tira-dúvidas com conteúdos exclusivos das disciplinas cobradas no exame.

O desempenho de cada estudante fica registrado em um perfil privado. Caso queira, o usuário pode compartilhar suas conquistas e evolução nas redes sociais.

Segundo dia de provas
No domingo (16), os participantes responderão questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30 e termina às 18h30, meia hora mais cedo do que no primeiro dia.

Reaplicação garantida
Estudantes que não realizaram o primeiro dia de provas devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação. Mesmo nessas situações, o Inep orienta que os candidatos façam o segundo dia de provas, se possível.

A reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, de 17 de novembro até as 12h de 21 de novembro.

Mudanças no Pará devido à COP30
Por causa da realização da COP30, em Belém, o cronograma do Enem no Pará foi alterado. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, o primeiro dia de provas será em 30 de novembro e o segundo, em 7 de dezembro.
Fonte: AgBrasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page