top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas adota sistema que localiza automaticamente chamadas de emergencia

  • gazetadevarginhasi
  • 29 de set. de 2025
  • 2 min de leitura
Minas adota sistema que localiza automaticamente chamadas de emergencia
Divulgação/Imagem: Tiago Ciccarini/Sejusp
Minas implementa sistema de localizacao automatica em chamadas de emergencia.

O Governo de Minas anunciou a implantação de uma ferramenta inédita que permite identificar, de forma automática e precisa, o ponto de partida das chamadas feitas para os números de emergência 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). O Sistema de Localização (Siloc) já está em funcionamento e promete agilizar atendimentos em situações críticas.

A tecnologia será essencial em casos de ligações realizadas por crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de informar o endereço, além de auxiliar na localização de cidadãos perdidos em trilhas e contribuir para reduzir trotes. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) em parceria com as Forças de Segurança, o Siloc é um sistema web que recebe e exibe em tempo real a geolocalização de chamadas originadas em dispositivos móveis.

Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a iniciativa reforça a modernização da gestão pública mineira. “Trata-se de um passo essencial para consolidar um modelo de segurança pública mais proativo, preventivo e centrado no cidadão, garantindo que Minas Gerais continue sendo referência nacional em inovação e eficiência no atendimento de emergências”, destacou.

O sistema já está em uso no Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), na Cidade Administrativa, responsável por receber as chamadas das três Forças de Segurança.

Como funciona
O Siloc opera com a tecnologia AML (localização móvel avançada), que cruza dados de GPS, redes wi-fi e torres de celular para enviar automaticamente a localização do aparelho que fez a ligação. O recurso funciona em dispositivos Android e iOS sem necessidade de aplicativos adicionais. Mesmo em áreas com pouca cobertura, o sistema transmite as informações via SMS, garantindo maior precisão e rapidez no despacho das equipes de socorro.

Números do atendimento
De janeiro a agosto deste ano, a Polícia Civil recebeu 117.288 chamadas de emergência pelo 197. Já a Polícia Militar atendeu cerca de 2,3 milhões de ligações pelo 190 no mesmo período. O Corpo de Bombeiros, somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, registra em média 1,2 mil chamadas diárias pelo 193, chegando a 3 mil nos períodos de estiagem. Além disso, são cerca de 70 atendimentos mensais a pessoas perdidas em matas e trilhas no estado.
Fonte: AgMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page