Minas e Itália fortalecem laços econômicos: FIEMG lança Business Guide e comitiva mineira é recebida no Vaticano
gazetadevarginhasi
23 de out. de 2025
2 min de leitura
Divulgação - Fiemg
FIEMG lança em Roma o Business Guide “Conexão Minas-Itália” durante missão internacional do Governo de Minas.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, participou, nesta quarta-feira (22/10), do lançamento do Business Guide “Conexão Minas-Itália”, em Roma, durante a Missão Internacional à Europa do Governo de Minas Gerais, liderada pelo governador Romeu Zema.
O guia, voltado ao fortalecimento das relações econômicas entre Minas Gerais e a Itália, reúne informações sobre oportunidades de negócios, setores estratégicos e perspectivas de internacionalização para empresas mineiras e italianas.
Em 2025, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais completa 30 anos de fundação, e o lançamento do guia faz parte das comemorações desse marco.
“O Conexão Minas-Itália será publicado em versão bilíngue (português e italiano) e tem o objetivo de oferecer a empresários, investidores e dirigentes um panorama das oportunidades de negócios entre Minas e a Itália”, destacou Roscoe.
Panorama dos setores estratégicos
O conteúdo do guia traz depoimentos, análises e dados de mercado de líderes empresariais que atuam nos principais setores que conectam Minas e Itália. O material também apresenta orientações práticas a investidores, com informações sobre o ambiente econômico e regulatório entre as duas regiões.
Segundo Roscoe, o guia traça “um retrato sólido e consistente dos setores com maior potencial de crescimento”, destacando áreas como automotivo, logística, energia, infraestrutura, turismo, mineração, tecnologia, moda, cafés e agroalimentar.
Visita ao Vaticano e bênção do Papa Leão XIV
A agenda da missão em Roma também incluiu uma visita ao Vaticano, onde o Papa Leão XIV concedeu bênção especial ao povo mineiro, durante audiência pública na Praça São Pedro. Ao exibir a bandeira de Minas Gerais, o governador Romeu Zema ouviu do Pontífice a mensagem:
“Abençoo todo o povo de Minas Gerais”.
Zema presenteou o Papa com produtos típicos mineiros, como queijo, café e peças de artesanato, entre elas um terço em palmas barrocas feito por artesãs de Sabará e um estandarte dedicado a Nossa Senhora da Piedade.
“Entregar ao Papa essas obras é uma forma de mostrar ao mundo as tradições e devoções do povo mineiro”, afirmou o governador.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, também comentou a emoção do encontro:
“A fé move montanhas e move os mineiros. Receber a bênção do Papa é uma honra e uma inspiração para continuarmos nosso trabalho no Sistema FIEMG, que forma mais de 300 mil alunos no SESI e SENAI, com uma indústria que gera milhões de empregos e impulsiona o futuro sustentável de Minas Gerais.”
Comentários