Minas Gerais enfrenta desaceleração no turismo enquanto Brasil mantém crescimento, diz levantamento
gazetadevarginhasi
há 14 minutos
2 min de leitura
Divulgação: Fecomércio
O volume de atividade turística em Minas Gerais apresentou retração de 0,8% em agosto, na comparação com o mês anterior. Os dados são do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE. No cenário nacional, o resultado foi oposto: o setor de turismo no Brasil cresceu 0,8% no mesmo período.
Na comparação com agosto de 2024, o turismo mineiro teve queda de 7,1%, enquanto no ano passado havia registrado um aumento de 4,1%.
A economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, explica que os números revelam uma desconexão entre o desempenho de Minas Gerais e o restante do país.
“Enquanto o Brasil consolida um cenário de crescimento, Minas Gerais enfrenta desafios, refletidos em quedas sucessivas. Essa desaceleração é ainda mais evidente quando observamos os serviços de transporte, que têm influência direta sobre o turismo”, destacou.
Segundo a Fecomércio MG, a categoria “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” registrou retração de 2,2% em Minas Gerais na variação acumulada em 12 meses, enquanto o Brasil teve alta de 3,3%. Essa diferença de 5,3 pontos percentuais reflete principalmente a redução nas atividades de transporte rodoviário, aquaviário e aéreo de passageiros — setores essenciais para o fluxo turístico.
Entre janeiro e agosto de 2025, o estado acumulou queda de 3,3% no volume de atividade turística, e no acumulado dos últimos 12 meses (setembro de 2024 a agosto de 2025), o índice registra retração de 1,1%.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) representa mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos em todo o estado. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a entidade atua como porta-voz do empresariado, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade.A Fecomércio MG também é responsável pela administração do Sesc e do Senac em Minas Gerais, oferecendo serviços que beneficiam trabalhadores, empresários e a comunidade. Com 86 anos de atuação, a Federação é referência na defesa do setor e na promoção do desenvolvimento econômico mineiro.