top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas Gerais recebe 259 médicos para ampliar atendimento em áreas com maior carência

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
Minas Gerais recebe 259 médicos para ampliar atendimento em áreas com maior carência
Divulgação
Programa Mais Médicos envia 259 profissionais para reforçar a atenção básica em Minas Gerais.

Minas Gerais recebeu, neste mês de julho, o reforço de 259 profissionais do Programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal que visa ampliar a cobertura da atenção primária à saúde em regiões de maior vulnerabilidade social. Do total, dois médicos foram destinados ao atendimento de populações indígenas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Minas Gerais e Espírito Santo. Os demais atuarão nas equipes de Saúde da Família em diversos municípios mineiros.

Desde o dia 2 de julho, começaram a chegar aos seus locais de atuação os médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Já os médicos brasileiros graduados no exterior participarão, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com capacitação voltada ao enfrentamento de urgências, emergências e doenças prevalentes nas regiões em que atuarão.

Esses profissionais integram o esforço nacional para fortalecer a Atenção Primária à Saúde e acelerar o atendimento especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o tempo de espera e facilitando o acesso à média e alta complexidade. O uso do prontuário eletrônico e a integração dos serviços estão entre as estratégias adotadas.

“São mais de 3 mil profissionais que iniciam suas atividades dentro do Mais Médicos, qualificando o atendimento na atenção primária e reduzindo o tempo de espera. Além disso, o programa também investe na formação e qualificação desses profissionais, proporcionando oportunidades de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado profissional em Saúde da Família”, afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

Distribuição prioriza regiões mais carentes
A distribuição dos médicos levou em consideração os dados do estudo Demografia Médica 2025, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB), que analisa a proporção de médicos por habitante em todo o país. A prioridade do programa é atender regiões socialmente vulneráveis e com baixa densidade de profissionais de saúde.

Do total de vagas do edital, 75,1% foram direcionadas a municípios de pequeno porte, 11,1% a cidades de médio porte e 13,8% a municípios de grande porte.

Com cerca de 24,7 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios, o Programa Mais Médicos já cobre 94% do território nacional e garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros. A meta do governo é alcançar 28 mil profissionais em todo o país.
Fonte: MS

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page